Governo amplia recursos para combater a dengue em mais de mil municípios

combate_dengueO governo federal aprovou os projetos de combate à dengue de 1.159 municípios, que irão receber 20% a mais do que os repasses regulares do Teto de Vigilância e Promoção à Saúde para o combate à doença.

Ao todo, serão R$ 92,8 milhões adicionais. Segundo o Ministério da Saúde, as ações beneficiarão mais de 100 milhões de pessoas. Para o médico e deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), ex-secretário de saúde do estado do Piauí, o aumento dos recursos chegam em momento estratégico. “Prevenir e educar a população são a maneira mais eficaz de combater a dengue. Mas, para isso, são necessários mais recursos, principalmente para os pequenos municípios e os estados mais carentes do País, que necessitam do apoio do governo federal para conter uma possível epidemia. Portanto, esses recursos são bem-vindos, e torço para que sejam bem utilizados e a população, assim, fique protegida”, defendeu Nazareno.

 

O número de municípios selecionados é 17% maior do que os 989 previstos em outubro do ano passado, quando foi lançando o conjunto de ações estratégicas para enfrentamento da dengue neste verão. Os recursos serão transferidos do Fundo Nacional de Saúde para os Fundos do Distrito Federal e Municipais de Saúde. “Os municípios selecionados assinam um termo de adesão. É um comprometimento, junto com o Ministério da Saúde, de ampliar as ações de combate ao mosquito transmissor, a vigilância dos casos e notificações e organização da assistência aos pacientes”, explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Números – Dados do Ministério indicam que até o fim de novembro de 2011 foram notificados 742.364 casos suspeitos de dengue em todo o Brasil. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve uma redução de 25%. De janeiro a novembro de 2010, foram registrados 985.720 casos suspeitos da doença. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste também registraram diminuição nos casos de dengue. A maior redução – de 77% – foi registrada na Região Centro-Oeste. Foram 211.695 casos, em 2010, contra 48.524, em 2011.

Confira aqui a tabela de municípios contemplados e valores.

Héber Carvalho com Blog do Planalto

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também