O pré-candidato do PT à prefeitura de Governador Valadares (MG), deputado federal Leonardo Monteiro ressalta que o desenvolvimento do município está estagnado por falta de avanços nas áreas da saúde, infraestrutura e mobilidade urbana. Segundo ele, a cidade polo do Vale do Rio Doce deveria implementar políticas públicas para alcançar 2 milhões de habitantes, mas, por falta de ação, atualmente não há perspectivas de crescimento que gerem emprego e renda. “Nossa pré-candidatura surge a partir da necessidade de reconstruir Governador Valadares, pois do jeito que está não pode continuar. Valadares tem que mudar”, defende.
Com a experiência de três mandatos como vereador do município e de seis no cargo de deputado federal – defendendo os interesses de Governador Valadares e região, Leonardo Monteiro destaca que tem sido procurado pela população para atuar mais diretamente na resolução dos problemas locais. O município tem 257.171 habitantes (Dados IBGE/2022).
“A população está desapontada, e é neste contexto de insatisfação que as pessoas me procuram enquanto deputado federal para fazer a interlocução entre Valadares e o governo Lula, e também que eu coloque minha experiência e trajetória de vida pública, a serviço de construir um projeto de cidade”, explica o petista.
Parceria com o governo Lula
O pré-candidato destaca que sua ideia é retomar as parcerias de sucesso que já existiram no passado entre administrações petistas no município (João Fassarella e Elisa Costa) e os governos anteriores de Lula e Dilma. “Meu mandato de deputado federal foi parceiro de todas essas conquistas, fazendo a interlocução entre os governos municipais naquela época e o governo federal”, pontua.
Atuação parlamentar
Na condição de deputado federal, Leonardo Monteiro lembra que atuou para trazer o Instituto e a Universidade Federal para Valadares. Além disso, destinou R$ 40 milhões de aporte para a conclusão das obras do aeroporto da cidade, incluiu o município na área de abrangência da Sudene (projeto de sua autoria) e ainda garantiu recursos para a duplicação da BR-381 até Valadares e a duplicação da ponte sobre o Rio Doce, na região do São Raimundo, no perímetro urbano da BR-116.
“Diante de tudo isso, temos condições e nossa pré-candidatura poderá debater com as pessoas um modelo de cidade com todo este acúmulo e experiência já testados por Valadares, a disposição fazermos mais e melhor pela nossa gente. A nossa pré-candidatura vem para mudar Valadares”, destaca.
Assessoria de Comunicação deputado Leonardo Monteiro