Governador de Minas defende novas regras para setor de mineração

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, participou de audiência pública nesta terça-feira (3), no Senado Federal, para debater as três Medidas Provisórias (MPV 789/2017, MPV 790/2017 e MPV 791/2017) que criam novas regras para o setor de mineração. A deputada Margarida Salomão (PT-MG) e os deputados Adelmo Leão (PT-MG), Reginaldo Lopes (PT-MG), Leonardo Monteiro (PT-MG), Gabriel Guimarães (PT-MG) e Jô Moraes (PC doB-MG) acompanharam o governador na audiência .

Segundo Margarida Salomão, toda a bancada mineira do Congresso Nacional, independentemente do partido, está unida apoiando o governo de Minas Gerais na luta pela aprovação das medidas provisórias, que buscam modernizar o código de mineração, em vigor há 50 anos.

Entre as sugestões debatidas na audiência estão a criação da Agência Nacional de Mineração; ampliação do prazo para pesquisa mineral; e a alteração da base de cálculo e cobrança dos royalties. O relator da MP 790, senador Flexa Ribeiro (PSDB–PA) afirmou estar conversando com todos os setores envolvidos para construir um relatório de consenso.

Explicou a deputada Margarida que boa parte da renda de Minas Gerais resulta de arrecadação a partir da atividade mineradora e ela tem gerado pouco retorno ao povo mineiro. “De fato é uma atividade complicada, que pode implementar um grande risco ambiental. O desastre de Mariana está aí para não nos esquecermos, mas de fato é necessário que as mineradoras paguem mais”, acrescentou.

“A cobrança da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) precisa ser feita sobre o faturamento bruto das empresas e com uma alíquota única de 4% para a exploração de minérios”, defendeu o governador Fernando Pimentel.

“Quanto mais simples for a tributação, mais fácil ela é de ser executada, fiscalizada e cumprida pelas empresas. Por isso, 4% é um número muito razoável”, enfatizou Pimentel.

As medidas serão analisadas, separadamente, em comissões mistas de deputados e senadores. Depois, passarão por votações nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.

AP com PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100