Golpistas, mais uma vez, desrespeitam a Constituição e tiram caráter público da EBC

ebc fachada

Mal consumado o golpe contra a democracia e contra a presidenta Dilma Rousseff, os usurpadores voltaram ao ataque contra a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), desrespeitando decisão anterior do Supremo Tribunal Federal (STF), que neutralizou a investida inicial dos golpistas contra a comunicação pública.

Assinada por um dos articuladores do golpe, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que ocupa interinamente a Presidência da República usurpada por Michel Temer, o Diário Oficial da União (DOU) publicou, nesta sexta-feira (2) a Medida Provisória – com efeito imediato – que traz as seguintes alterações:

1)  Acaba com o Conselho Curador, o órgão da EBC na qual todas as correntes ideológicas e minorias tinham acento garantido, como representantes da sociedade civil, que daqui por diante não será mais representada;

2) Acaba com o mandato do diretor-presidente da EBC, que até então só poderia ser exonerado por dois votos de desconfiança do Conselho Curador, transferindo para a Presidência da República (Casa Civil) todas as nomeações e exonerações – um verdadeiro maná para o empreguismo, o nepotismo, as indicações políticas e as sinecuras para aliados do governo;

3) Extingue o artigo da legislação específica que reafirma a autonomia da EBC, em relação ao Governo Federal, para definir produção, programação e distribuição de conteúdo no sistema público de radiodifusão;

4)  Altera o Conselho de Administração, incluindo mais representantes do governo (Ministérios da Educação e da Cultura);

Essas mudanças contrariam o discurso de um dos principais aliados do golpista Temer, o PSDB, instaurando – sem qualquer timidez – o compadrio e o aparelhamento partidário na EBC. Sem os instrumentos que protegiam a empresa de interesses políticos e partidários escusos, agora a empresa estará definitivamente sob a influência das forças retrógradas que apoiaram o golpe.

Mas, novamente, não se espera vida fácil para os golpistas. A reação prevista se dará em pelo menos duas frentes. Uma, do diretor-presidente da EBC, Ricardo Melo, exonerado pela segunda vez para dar lugar ao ex-chefe de Comunicação da Câmara dos Deputados nomeado por Eduardo Cunha. Melo já anunciou que irá recorrer à Justiça para que a decisão do STF que o manteve no cargo seja respeitada.

A segunda frente de resistência será aberta pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que vai ajuizar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a investida golpista, por violação ao Artigo 223 da Constituição. Segundo esse artigo, o sistema de comunicação brasileira deve ser compreendido pelos sistemas privado, estatal e público, “observado o princípio da complementariedade”.

Ao retirar o caráter público da EBC, transformando-a em uma empresa estatal como qualquer outra, os golpistas, mais uma vez, desrespeitam a Constituição.

Agencia PT no Senado

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100