Golpe contra Venezuela no Mercosul visa beneficiar interesses norte-americanos, acusa Ságuas

saguasmoraes gustavoB

O deputado e membro do Parlamento do Mercosul, deputado Ságuas Moraes (PT-MT), acusou o governo ilegítimo e golpista de Michel Temer (PMDB), na pessoa do ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB), de tentar enfraquecer o bloco econômico do Cone Sul com o objetivo de beneficiar interesses comerciais norte-americanos. Segundo ele, a ação também conta com o apoio entusiasmado do presidente da Argentina, Maurício Macri.   

A afirmação do petista ocorre após viagem frustrada de José Serra ao Uruguai na última terça-feira (5), que teve o objetivo de convencer o governo uruguaio a “embarcar” no golpe arquitetado pelo governo do Brasil, do Paraguai e da Argentina para impedir a Venezuela de assumir a presidência rotativa do Mercosul.

“O ministro José Serra, na verdade, quer acabar com o Mercosul. Ele é contra o Mercosul, sempre defendeu a política bilateral Brasil-Estados Unidos. Ele não considera o Mercosul importante, e a vontade dele é extinguir o Mercosul. Ele (Serra) fala grosso com a América do Sul, com a África, mas fala fino com os Estados Unidos e sempre está de joelhos. É um chanceler que não poderia ter outra posição, até porque ele advém de um golpe”, acusou Ságuas Moraes.

No encontro em Montevidéu, a proposta de Serra foi rechaçada pelo presidente Tabaré Vázquez e pelo chanceler Rodolfo Novoa. Mesmo ressaltando que a Venezuela é “uma democracia autoritária”, Novoa observou que não há uma ruptura institucional no país. O Paraguai inclusive já solicitou a Organização dos Estados Americanos (OEA) a aplicação da Cláusula Democrática, suspendendo a Venezuela do bloco alegando “ruptura institucional”.

Atualmente a presidência rotativa do bloco está com o Uruguai, mas o chanceler Novoa promete entregá-la apenas à Venezuela.

“O que acontece é que o jurídico se impõe sobre o político, e o político seria não dar a presidência à Venezuela”, disse Novoa, assegurando que a intenção do Uruguai é passar a presidência aos venezuelanos em 31 de julho para os próximos seis meses.

A proposta defendida por Serra também foi muito mal recebida pela chanceler venezuelana Delcy Rodriguez. Em sua conta no Twitter, ela acusou o ministro brasileiro de integrar um complô contra o país, e considerou que as declarações de Serra foram “insolentes e amorais”.

Golpista– Para piorar o clima de confronto com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, o presidente da Argentina, Maurício Macri, ainda se ofereceu para ocupar a presidência interina. Em relação à proposta, Ságuas Moraes ironizou:

“O presidente Macri tem um perfil muito parecido com o governo do ministro Serra, parece que tem uma sintonia de pensamento. Ele jamais poderia se colocar à disposição, dar um golpe na Venezuela e assumir a presidência do Mercosul. Parece que eles estão sintonizados no golpe. Parece que gostou do golpe no Brasil e está se colocando à disposição de um golpe na Venezuela”, ressaltou.

PT na Câmara com Sputnik Brasil

Foto: Gustavo Bezerra/PTNACÂMARA

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100