Goiás sedia Marcha em Memória dos Mortos e Desaparecidos Políticos

A Bachiana número 5 de Villa Lobos e interpretações de Chico Buarque e Elis Regina deram o tom e emocionaram os participantes da Marcha em Memória dos Mortos e Desaparecidos Políticos, Vítimas da Ditadura Militar em Goiás e no Brasil, realizada terça-feira (8), em Goiânia.

Organizada pelo Comitê Goiano da Verdade, o ato teve como objetivo também tornar público à população e à imprensa a luta do Comitê pela instalação da Comissão Nacional da Verdade e para que a mesma cumpra o seu papel, possibilitando a recuperação da memória e a destruição da mentira utilizada para proteger agentes da repressão nos ‘tempos de chumbo’. O mandato da deputada Marina Sant’Anna (PT-GO), que é membro-fundadora do Comitê, teve presença na organização e na realização da manifestação.

A Marcha terminou com um ato político no local onde fica o Monumento aos Mortos e Desaparecidos, em frente ao Bosque dos Buritis. Vários membros do Comitê e militantes de direitos humanos discursaram reforçando a importância do resgate de nossa verdade e memória histórica, condições para o pleno estabelecimento da justiça e da paz.

O Projeto de Lei que cria a Comissão Nacional da Verdade foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal e agora aguarda a sanção da Presidenta Dilma Rousseff. A comissão deverá ter sete membros e tem como objetivo apurar fatos ocorridos do período da ditadura até o ano de 1988, entre eles crimes de tortura e assassinato cometidos em nome do Estado brasileiro.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também