Globo sob suspeição: Denúncia pode levar à cassação da concessão pública da emissora

Conhecida como a palmatória do mundo quando o assunto é corrupção, a Rede Globo de Televisão – controlada pela família Marinho – foi citada pelo ex-diretor da companhia de marketing argentina Torneos Y Competencias SA, Alejandro Burzaco. Ele revelou, em depoimento no caso de corrupção que envolve a Fifa, na terça-feira (14), em Nova York, que a Globo foi uma das seis empresas que pagou propina pelo direito de transmissão de jogos futebolísticos. Entre as empresas citadas estão, Televisa (México), Fox (EUA), Traffic (Brasil) e Full Play (Argentina).

No depoimento, Burzaco afirmou que houve um jantar em junho de 2012 em que participaram o presidente da Confederação Brasileira de futebol (CBF) à época, José Maria Marin, o então diretor de Esportes da Globo, Marcelo Campos e o atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero. Na pauta, segundo o delator, o acerto de pagamentos de propinas milionárias que seriam pagas à Globo e à Confederação Brasileira de Futebol.

Relatou o empresário que no jantar que ocorreu no restaurante Tomo Uno, em Buenos Aires, as propinas acertadas se referiam ao direito de transmissão das copas Libertadores e Sulamericana. O montante, esclareceu o empresário, que antes era repassado ao ex-presidente da entidade, Roberto Teixeira, agora seria dividido entre Del Nero e Marin.

A delação de Burzaco revela que essa prática é corriqueira no meio futebolístico. Segundo ele, desde 2006, Ricardo Teixeira recebia, a título de propina, US$ 600 mil dos contratos de transmissão da Copa Libertadores e da Copa Sulamericana, torneios organizados pela Conmebol.

Além de Alejandro Burzaco, o dono da empresa Traffic, também envolvida no caso de corrupção, José Hawilla acusou em depoimento às autoridades americanas que a cúpula da CBF, entre ela, Marco Polo Del Nero recebia propina em troca dos direitos de transmissão de campeonatos nacionais. Vale lembrar José Hawilla é dono de TV afiliada da Globo no interior de São Paulo.

Para o vice-líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Wadih Damous (PT-RJ) a denúncia é grave e, se for comprovada, pode levar à cassação da concessão pública da emissora. “O Código Nacional de Telecomunicações deixa claro que, se confirmada a prática de crime, a empresa pode perder a concessão”, afirmou o deputado, se valendo da Lei 4.117/62, que rege o serviço de telecomunicação brasileiro.

Damous se mostrou cético em relação à justiça seguir a trilha do dinheiro propinado pela emissora detentora de monopólio do setor de comunicação brasileira e que também controla o mercado no campo esportivo. “A Justiça agora só não rastreia a origem e o destino da propina se não quiser”, avaliou Damous.

Em um paralelo com as investigações realizadas pela Operação Lava Jato, conduzida pelo juiz Sergio Moro, o petista ironizou ao comparar o delator argentino com os investigadores brasileiros. “O delator argentino é muito melhor do que os brasileiros que têm aparecido na Lava Jato. Ele falou e trouxe elementos que comprovam o que disse”, salientou Damous.

Ainda, avaliou Damous que essa descoberta coloca em xeque a Operação Lava Jato naquilo que deveria ser o foco das investigações, a corrupção. Para ele, a Lava Jato “passa longe da grande corrupção ou do Roubo com R maiúsculo”.

Redes Sociais – Nas redes sociais, parlamentares do PT mostraram indignação com o episódio protagonizado pela Rede Globo. “Será que a Rede Globo vai considerar a delação que a acusa de corrupção verdadeira, como considerou todas as demais delações verdadeiras até hoje? ”, questionou Paulo Teixeira (PT-SP) na sua página do Twitter.

Também no Twitter o deputado Leo de Brito (PT-AC) se manifestou: “O melhor teste para o judiciário brasileiro vai ser agora. Vão processar e julgar a propina da Globo? ”, questionou.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) disse que “precisou surgir uma investigação nos EUA, para que fosse dito o que todos sabiam: A Globo paga propina para dirigentes do futebol”.

“Globo golpista, de editores fascistas e racistas e agora é propineira corrupta! ”, apontou Zé Geraldo (PT-PA).

A presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) alfinetou: “Reflexão do dia: Globo e Aécio, qualquer semelhança não é mera coincidência! ”.

Benildes Rodrigues com Agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex