No domingo (8), a diretora enviou um e-mail aos chefes de núcleo de jornalismo com uma orientação que, no mínimo, fere todos os princípios clássicos do jornalismo: isenção, veracidade, imparcialidade, objetividade… Sob o título “Tirar trecho que menciona FHC nos VTs sobre a Lava a Jato”, a mensagem da diretora ordenava aos seus subordinados a seguinte conduta: “revisem os vts com atenção! Não vamos deixar ir ao ar nenhum com citação ao Fernando Henrique”.
O conteúdo do e-mail – divulgado nesta segunda-feira (9) no blog do jornalista Luis Nassif – desvenda com materialidade os bastidores de um “jornalismo” que tem se esmerado em atacar e desgastar o PT e os partidos progressistas alinhados à defesa do interesse nacional e, ao mesmo tempo, em proteger o PSDB e resguardar todos os tucanos envolvidos em qualquer tipo de denúncia.
O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) avalia que o conteúdo explícito da mensagem torna evidente um fato de dimensão “gravíssima” que precisa ser denunciado, por se tratar de uma revelação incontestável acerca da manipulação da cobertura jornalística da Globo.