Gleisi: taxa de juros de Bolsonaro, Guedes e BC fizeram o país andar para trás

Deputada Gleisi Hoffmann. Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

De fevereiro de 2021 a dezembro de 2022, o Banco Central (BC) elevou em 11 pontos percentuais a taxa básica de juros, que passou de 2,75% ao ano para os atuais 13,75%, mantida na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em 2 de fevereiro.

A decisão do Banco Central compromete a atividade econômica no Brasil, com graves consequências para a reconstrução econômica do país, para a produção e geração de emprego e renda.

Diante do anúncio do BC, na semana passada, a presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirmou que “não há economia que resista a uma taxa de juros de 13,75%”.

“A política monetária de Bolsonaro, Guedes e BC foi derrotada nas eleições, porque fez o país andar pra trás”, afirma Gleisi, lembrando que é compromisso do presidente Lula “virar esta página”.

A insistência do Banco Central em manter a atual taxa de juros vem sendo criticada por vários segmentos do país, incluindo economistas, setores do comércio e dos próprios bancos.

Para a Fecomercio-SP, os juros elevados estimulam os investidores a injetar recursos em aplicações financeiras. O dinheiro sai da economia real, produtiva, para ficar “parado” no banco”, advertem os representantes do comércio.

“Os bancos não precisam de juros altos para ter lucro”, afirmou o presidente da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Isaac Sidney. “O que precisamos é de uma agenda para reduzir o custo de crédito. Os juros precisam baixar e isso não depende só dos bancos”, complementou.

Em artigo no jornal Valor, em dezembro passado, o economista André Lara Rezende, já alertava que “no mundo hoje, só o Brasil garante aos rentistas uma taxa real perto de 8% ao ano sem risco e com liquidez imediata”.

Segundo Lara Rezende, com a taxa Selic de 13,75% ante uma inflação anual de 5,79%, “o Brasil tem hoje a taxa básica de juros real mais alta do mundo” – de 8%.

Com isso, o aumento da taxa básica de juros pelo Banco Central, segundo o economista, representou um custo adicional para o Tesouro de R$ 410 bilhões somente nos dois últimos anos do governo.

Atualmente, o BC é independente por força da “Lei da Independência do Banco Central”, sancionada por Bolsonaro em 24 de fevereiro de 2021.

Na época, o argumento para a independência do BC era que a medida permitiria que o país pudesse conviver com taxas de juros mais baixas.

PTNacional, com Valor Econômico e DCM

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100