Gleisi: prioridade de Lula é reverter desastre ambiental de Bolsonaro; confira vídeo

Presidenta do PT denuncia que queimadas criminosas são motivadas por interesses privados Foto: Daniel Beltra/Greenpeace

Em declaração dura, presidenta do PT critica desmonte de instituições ambientais sob Bolsonaro e defende ações firmes do governo Lula contra incêndios criminosos; confira vídeo

As queimadas que têm devastado o Brasil foram o foco de uma declaração contundente de Gleisi Hoffmann nesta semana. A presidenta do PT apontou o dedo diretamente para o governo anterior, acusando-o da explosão do desmatamento e pela onda de incêndios que assola o país. “Bolsonaro é o maior responsável pela explosão das queimadas, do desmatamento e pelo desmonte das nossas leis e defesas contra desastres climáticos”, disse.

A presidenta do PT destacou as ações do governo Lula em prol do meio ambiente e lembrou que a gestão petista está lutando com todos seus recursos para reverter os danos causados, mas enfrenta resistência organizada. “Só no primeiro ano de governo o desmatamento caiu mais de 20%, mas tem gente que não se conforma com isso”, afirmou, ressaltando que as queimadas, em muitos casos, são criminosas e motivadas por interesses privados.

Leia mais: AGU anuncia tolerância zero contra crimes ambientais

Gleisi destacou o desmantelamento promovido pelo ex-presidente, que cortou mais da metade das verbas do Ibama e do ICMBio, reduzindo drasticamente a capacidade de fiscalização e controle ambiental. Ela mencionou também Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente, que sugeriu “passar a boiada” na legislação em plena pandemia, aproveitando a distração da sociedade com a pandemia.

Leia maisEfeito Lula: desmatamento na Amazônia Legal é o menor em 10 anos

“Vai pegar fogo”

No último domingo (15), um incêndio atingiu o Parque Nacional de Brasília, nas proximidades da Granja do Torto, residência oficial do presidente Lula. Gleisi relacionou a escolha do alvo com o momento político e a proximidade da COP30, a conferência da ONU sobre o clima, que acontecerá em Belém, em 2025. “Não dá pra ignorar que o cartaz convocando a manifestação antidemocrática de 7 de setembro dizia exatamente isso: ‘vai pegar fogo’, aquilo foi uma premonição ou um chamado?”, questionou. “Afinal, quem comandou a invasão dos Três Poderes, quem tentou dar um golpe na democracia, é capaz de qualquer coisa para impor sua política”.

Leia mais: Marina: “Se o governo não tivesse se preparado, situação ambiental seria incontrolável”

A presidenta do PT salientou que a recuperação das instituições é um dos pilares da resposta do governo Lula à crise. A reconstrução do Ibama, ICMBio e INPE está em andamento, e o governo tem convocado governadores, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal para ações coordenadas. De agora em diante, “é preciso investigar a fundo, julgar e punir os responsáveis pelo terrorismo ambiental (…) Não vamos permitir que botem fogo no Brasil outra vez”, encerrou Gleisi Hoffmann.

Confira a íntegra da declaração de Gleisi Hoffmann

“Nesta terça o presidente Lula anunciou um conjunto de ações para combater as queimadas que estão assolando o país.

Ele também convocou uma reunião com os presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo, porque esta é uma emergência que exige ações coordenadas.

Como deveria ter acontecido na pandemia, por exemplo, mas ali o Brasil não tinha um presidente de verdade. Tinha um negacionista no Planalto.

Bolsonaro é o maior responsável pela explosão das queimadas, do desmatamento e pelo desmonte das nossas leis e defesas contra desastres climáticos.

Ele cortou mais da metade das verbas do IBAMA e ICMBIO e se vangloriava de não ter feito concurso para novos servidores.

Chegou a dizer que “quanto menos dessa gente por aí, melhor para todos”.

E quando o ministro da destruição do meio ambiente falou em passar a boiada na legislação ambiental, enquanto as atenções estavam na COVID, lembram?

O resultado foi a revogação de mais de 5 mil normas de proteção ambiental.

Bolsonaro confessou lá na Arábia que tinha potencializado as queimadas porque era contra as políticas de proteção da Amazônia.

Teve a cara de pau de dizer que a floresta não queima, porque é úmida.

No desgoverno dele, o desmatamento na Amazônia bateu recorde de 60%. Mas ele dizia que era “só fogueirinha de São João”.

Ele incentivou o garimpo ilegal e a invasão de terras indígenas, que mais do que dobraram, enquanto as multas caíram pela metade.

Agora o Brasil pergunta: quem está botando fogo no país?

Porque esta situação não é apenas o resultado do desmonte bolsonarista que o governo do presidente Lula está enfrentando.

Só no primeiro ano de governo o desmatamento caiu mais de 20%.

Mas tem gente que não se conforma com isso.

A Polícia Federal já abriu 52 inquéritos para investigar incêndios criminosos. Terroristas ambientais, como disse a ministra Marina.

Eles fizeram isso em 2019, o Dia do Fogo, ateando 15 mil focos de incêndio simultâneos no Pará, para apoiar a política de destruição ambiental de Bolsonaro.

No último domingo, o alvo foi a Granja do Torto, uma das residências oficiais do presidente da República. Ali começou o incêndio do Parque Nacional de Brasília.

Por que escolheram esse alvo? E por que estão incendiando o Brasil às vésperas da reunião da COP30 que vai acontecer em Belém?

Não dá pra ignorar que o cartaz convocando a manifestação antidemocrática de 7 de setembro dizia exatamente isso: “vai pegar fogo”.

Aquilo foi uma premonição ou um chamado?

Afinal, quem comandou a invasão dos Três Poderes, quem tentou dar um golpe na democracia, é capaz de qualquer coisa para impor sua política.

É preciso investigar a fundo, julgar e punir os responsáveis pelo terrorismo ambiental.

E é preciso apoiar as ações do governo Lula, que está recuperando o IBAMA, o ICMBIO, o INPE. Está convocando os governadores, o Congresso e o Supremo a atuar juntos, para enfrentar, reconstruir e prevenir.

Não vamos permitir que botem fogo no Brasil outra vez.”

PT Nacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo