Gleisi e Pimenta criticam submissão da mídia brasileira aos estrangeiros e defendem retomada dos investimentos na refinaria Abreu e Lima

Foto: Gustavo Bezerra

A presidente nacional do PT, deputada federal  Gleisi Hoffmann (PR), criticou hoje (21) duramente a cobertura negativa da imprensa tradicional sobre a retomada dos investimentos estratégicos na refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. O mesmo fez o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, que denunciou a articulação conjunta da mídia corporativa contra os projetos desenvolvimentistas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como o de retomar o controle da política energética, numa cobertura manipulada que ainda tenta defender o fracasso das privatizações do setor elétrico.

Ambos lembraram que os barões da mídia brasileira se uniram últimos dias em torno de uma  campanha coordenada contra a retomada da refinaria, atacando o presidente Lula em editoriais e comentários. O interesse estratégico na retomada do empreendimento- como a redução da dependência de importações de derivados de petróleo-  é praticamente ignorado pelos empregados da mídia corporativa, que na prática agem como porta-vozes de interesses estrangeiros no País.

A expectativa é de que, quando a refinaria estiver funcionando em sua plena capacidade, o faturamento seja de R$ 100 bilhões ao ano, com a geração de cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos, além de um acréscimo de 13 milhões de litros de Diesel S10 (de baixo teor de enxofre) por dia à capacidade de produção nacional. Boa parte do diesel que hoje é importado será produzido na Abreu e Lima. O investimento faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Golpistas e antinacionais

Gleisi lembrou do histórico de campanhas da imprensa corporativa contra o desenvolvimento da economia brasileira. Recordou que os  mesmos veículos que hoje atacam Lula se opuseram às reformas desenvolvimentistas de Getúlio Vargas, João Goulart e dos governos do PT, apoiando a entrega dos ativos nacionais para o capital financeiro internacional.

Em postagem na plataforma social X (antigo Twitter), Gleisi afirmou que a imprensa corporativa não irá conseguir impedir o presidente Lula de cumprir sua promessa de reconstruir o Brasil. “É uma longa trajetória de entreguismo e subserviência a interesses estrangeiros. É o que explica seus editoriais raivosos. Mas não se iludam: Lula foi eleito para governar e reconstruir o país. E é isso que ele está fazendo”, escreveu.

Leia a íntegra da postagem de Gleisi:

 

“O que têm em comum a  @folha ,  @JornalOGlobo  e  @Estadao , além dos editoriais uníssonos, desde sexta-feira, ofendendo @LulaOficial  pela retomada da refinaria Abreu e Lima, que vai acabar com a dependência brasileira de importação de combustíveis:

– Os três fizeram campanha contra a Lei do Petróleo, de Getúlio Vargas, que criou a Petrobrás e o monopólio estatal, em 1953.

– Os três fizeram campanha pela deposição de Getúlio em 54.

– Fizeram oposição a João Goulart, que criou a Eletrobrás, regulou a remessa de lucros para o exterior e fez o decreto da reforma agrária.

– Apoiaram o golpe de 1964 e defenderam a ditadura até onde isso lhes foi possível.

– Defenderam e aplaudiram todas as privatizações danosas ao país: CSN, Vale, BR Distribuidora, Gasodutos, Eletrobrás.

– Apostaram contra o pré-sal, dizendo que não tínhamos capacidade de explorar.

– Depois, defenderam e aplaudiram a entrega das nossas grandes reservas a petroleiras estrangeiras.

–  Apoiaram e foram cúmplices de Sergio Moro, que destruiu a indústria brasileira de engenharia, óleo e gás.

– Apoiaram o golpe contra a presidenta Dilma e o desmonte da Petrobrás nos governos do golpe e de Bolsonaro.

– Festejaram a dolarização dos preços de combustíveis e a redução a Petrobrás a mera exploradora de petróleo.

É uma longa trajetória de entreguismo e subserviência a interesses estrangeiros. É o que explica seus editoriais raivosos. Mas não se iludam: Lula foi eleito para governar e reconstruir o país. E é isso que ele está fazendo.”

https://x.com/gleisi/status/1749084378892812682?t=zSS36vrLhL9hzWDIW-905w&s=08

 

Sabotagem contra a soberania nacional

Já Paulo Pimenta, também pelo ex-Twitter, assinalou:  “Dois fatos chamam atenção pela sincronia e articulação da grande mídia corporativa: 1) um discurso contra qualquer tentativa soberana do Brasil retomar o controle de sua política energética em especial na área de petróleo e gás. 2) um tentativa de blindar o fracasso das privatizações como medidas ‘modernas e eficientes’ para garantir gestão, investimentos e qualidade no atendimento dos usuários dos serviços das companhias de energia elétrica”.

“Dois temas que revelam uma mesma lógica. São porta-vozes do grande capital financeiro e especulativo que lucram com governos e Estados fracos. São os que enriquecem ainda mais se apropriando do patrimônio do povo para prestação de serviços de baixa qualidade, caros e que lucram inclusive com importação de combustíveis. Os editoriais e os comentaristas de plantão representam a voz do capital que  financia seus veículos de imprensa e exigem defesa diante do indefensável”, disse.

Ele acrescentou:

“Os políticos e articulistas da mídia que endeusaram as privatizações agora reclamam que, … ‘está havendo instrumentalização’ política da incapacidade das empresas privadas de energia elétrica de atender os usuários que estão sem luz há 4 dias. É muito cinismo e hipocrisia. Ficaram anos atacando o serviço público a soldo de grande grupos privados e agora posam de vítimas da natureza. É muita cara de pau dessa gente !!”

A postagem de Pimenta se refere aos editoriais dos jornais O Globo, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo dos últimos dias com ataques aos projetos do governo Lula para o desenvolvimento da economia nacional, que focam na retomada dos investimentos em refino do petróleo brasileiro e de fontes de energia renovável pela Petrobrás.

https://x.com/Pimenta13Br/status/1749031740939682022?t=CG3DGp02zkBkzTjl9pD7Bg&s=08

(Matéria atualizada às 22h34 de 21/01/24) 

Redação PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100