Gleisi e Paulo Pimenta destacam poder da comunicação no embate político e ideológico

A presidenta do Partido dos Trabalhadores, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), e o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, participaram, neste sábado (9), em Brasília, da mesa intitulada Comunicação como Instrumento da Disputa Política, durante a Conferência Eleitoral e Programa de Governo PT 2024 Marco Aurélio Garcia. Os debates foram coordenados pelo deputado federal Jilmar Tatto (SP), secretário nacional de Comunicação do partido.

Com mais de 5 mil inscrições, a conferência é promovida pelo PT e pela Fundação Perseu Abramo, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Participam dirigentes, militantes e pré-candidatos de todos os estados do país. O encontro de dois dias, que termina neste sábado, tem o objetivo de potencializar as campanhas para as eleições municipais de 2024.

A mesa de debates apresentou informações importantes para reforçar os argumentos da militância e dos pré-candidatos no embate político e ideológico que terão com os adversários durante a campanha eleitoral.

Jilmar Tatto, por exemplo, apresentou e explicou o funcionamento da estrutura de comunicação do PT, que inclui sites, rede sociais, o canal de TV  PTSAT, entre outros instrumentos usados para o diálogo com a população e a divulgação de temas relacionados ao partido e às políticas públicas do governo Lula.

Já Paulo Pimenta fez uma explanação sobre diferentes ferramentas de comunicação do governo federal e orientou os presentes sobre como navegar em cada uma delas para obter as informações sobre as políticas públicas e seus reflexos positivos na vida dos brasileiros.

Regionalização da comunicação

O ministro destacou o esforço que tem sido feito para cada vez mais regionalizar a divulgação e citou como exemplo a recém-lançada ferramenta ComunicaBR, pela qual os cidadãos podem obter informações sobre as entregas dos programas federais em cada unidade da federação ou município. Segundo Pimenta, trata-se de uma fonte de dados fundamental para os embates das campanhas eleitorais.

Pimenta também apresentou, em primeira mão, uma campanha nacional de divulgação que entrará no ar neste domingo (10) com os resultados de várias políticas públicas e investimentos do governo Lula destinados a melhorar a estrutura dos estados e dos municípios e, principalmente, a vida dos brasileiros. Entre os temas estão o Bolsa Família, o incentivo federal ao esporte, o Novo PAC, vacinação, geração de emprego e renda, Desenrola Brasil e a ampliação do acesso da população à alimentação.

O ministro disse ainda que, além da disseminação das informações em cada município, é fundamental também que a militância procure distensionar a relação com os eleitores adversários, sobretudo bolsonaristas, para que eles se disponham a conhecer mais sobre o governo Lula. “A informação está disponível para todos nós. É diminuir o ambiente de intolerância, fazer com que as pessoas que não querem nos ouvir passem a nos ouvir, abram a porta”, disse.

Gleisi, por sua vez, voltou a defender que a militância e os pré-candidatos estejam preparados para fazer o embate político e ideológico com os bolsonaristas. “Tem muita coisa de governo acontecendo. Às vezes o pessoal diz que nós temos que melhorar nossas redes sociais, mas as redes sociais somos nós. Cada um de nós é um difusor das ideias e das informações. Se a gente tiver consciência, a gente tem um baita exército, e vou dizer para vocês: melhor do que o deles, porque o deles é despolitizado, o deles não tem uma causa, o deles trabalha com a mentira. A gente trabalha com a verdade”, afirmou.

“Nós precisamos fazer isso, e o partido, em cada estado, os diretórios estaduais e os diretórios municipais, precisam orientar a nossa turma. E vejam em quantos lugares nós temos a informação, seja nas redes do PT, seja nas redes do governo”, acrescentou.

Da Redação, PT Senado, PT Câmara e FPA

 

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