Gleisi é eleita primeira mulher presidenta nacional do PT

O 6º Congresso Nacional do PT entrou para a história do Partido dos Trabalhadores ao eleger a primeira mulher presidenta nacional do PT, neste sábado (3). A líder do PT no Senado, Gleisi Hoffmann (PT-PR), foi eleita para a presidência do partido com 61,89% dos votos dos delegados presentes à plenária final do “6º Congresso Nacional do PT – Marisa Letícia Lula da Silva”. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) foi votado por 38,11% dos delegados.

Gleisi presidirá o partido pelos próximos dois anos, juntamente com a nova Executiva do PT. “Mostramos para o Brasil que o PT tem diversidade, que nós temos garra para enfrentar tudo que está aí e propor uma coisa para o Brasil”. Ao assumir oficialmente o cargo, a nova presidenta pediu o apoio da militância. “Eu tenho uma grande responsabilidade por ser a primeira mulher a presidir o PT. É uma grande responsabilidade com as companheiras. Eu vou precisar muito da ajuda, do apoio e da unidade de todos vocês”, afirmou.

O líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (SP), logo após a proclamação do resultado, comemorou o processo democrático interno do Partido dos Trabalhadores. “Terminamos este congresso com a eleição da companheira Gleisi, que vai presidir o PT pelos próximos dois anos, juntamente com uma chapa de dirigentes extremamente capacitada. O partido está unido, forte de Norte a Sul do País, nas pequenas, médias e grandes cidades. Vamos à luta: ‘Fora Temer’, ‘Diretas Já’ e nenhum direito a menos. Vamos às ruas!”, conclamou o líder Zarattini.

Em seu discurso para a militância, Gleisi Hoffmann fez um agradecimento especial ao ex-presidente Rui Falcão, que deixou neste sábado a presidência do partido. “Dirigiu o partido em um dos momentos mais difíceis que nós tivemos. É uma direção guerreira, que nos protegeu, sempre vai ter a nossa gratidão e o nosso carinho”, disse.

Além da sua filha Gabriela, Gleisi Hoffmann também agradeceu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “E um agradecimento especial ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, todos nós amamos o Lula. Ele sabe da importância que tem para esse partido e para o país”.

Ela afirmou que o partido estará com o ex-presidente, para protegê-lo, ajudá-lo e caminhar junto com ele até a Presidência do Brasil. “Hoje eu dizia aqui quando estávamos apresentando as candidaturas que eu não sei como o senhor com 70 anos de luta passando por tudo o que passou tira forças para enfrentar tudo isso, e faz isso aguerridamente”, disse ela.

“Toda vez que eu estou triste e chateada, eu me lembro do senhor e penso que eu não tenho o direito de estar triste e chateada”. A senadora concluiu o seu discurso relembrando os presidentes que a precederam, Lula, José Dirceu, que foi aclamado pela militância quando citado, José Genoíno, Luis Gushiken, Olivio Dutra, Tarso Genro, José Berzoini e Zé Eduardo.

Primeira coletiva – Após o anúncio do resultado, a senadora Gleisi concedeu sua primeira coletiva de imprensa como presidenta do PT. Ao lado do senador Lindbergh Farias e de José de Oliveira, terceiro colocado, a petista falou sobre os rumos do partido e destacou o companheirismo e o caráter democrático das duas outras campanhas.

“Gostaria de agradecer, principalmente, ao companheiro Lindbergh pela campanha diferenciada que foi feita. Andamos pelo país juntos e falamos para nossa militância sobre o importante papel de unir o PT e fazer com que o partido tivesse vitalidade e garra para superar os momentos difíceis do país. Considero essa a grande vitória, pois mostra que a militância está ativa, reunimos aqui mais de três mil pessoas”.

Para Gleisi, o resultado equilibrado mostra a força e liderança de Lindbergh. Ela também reforçou que o PT quer todos os partidos e movimentos sociais envolvidos na bandeira das eleições diretas. “Isso é fundamental para sairmos da crise”.

Sentado ao lado de Gleisi, Lindbergh Farias parabenizou a colega de Congresso e disse que ela tem a capacidade de unificar a legenda. “Gleisi tem uma característica que a gente elogia muito: uma postura de enfrentamento. Eu acho que ela tem plenas condições de unificar todo o partido. Gleisi vai ser a presidenta de um partido todo. Quem votou em mim se identifica muito com ela também e tem ela em alta conta. Estou aqui pra lhe apoiar e espero de alguma forma ajudar”, afirmou o senador.

PT na Câmara com Agência PT

Foto: Ricardo Stuckert

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/