Gleisi: “Ataque especulativo” não barrará candidatura de Lula

Setores vinculados ao golpe e que temem enfrentar o ex-presidente Lula nas eleições de 2018 tentam, através de parte da imprensa, atacar sua candidatura. Ainda assim, Lula segue liderando nas pesquisas e será registrado no dia 15 de agosto como o candidato à Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores.

Esta foi a principal mensagem levada pela presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann, à Vigília Lula Livre na manhã desta sexta-feira (11), em Curitiba. Em frente ao prédio da Polícia Federal onde Lula é mantido como preso político, a senadora explicou que a Constituição Federal garante o direito de qualquer pessoa ser candidata a qualquer cargo público mesmo que sobre ela paire uma condenação provisória.

O direito é garantido a todos até que exista uma condenação definitiva em um processo penal já terminantemente encerrado na Justiça – o que não é o caso de Lula, cuja condenação sem provas se deu apenas no âmbito de um tribunal com sede em Porto Alegre, e não nas cortes superiores do País.

“Mas e a lei da Ficha Limpa?, perguntam alguns. Ora, a lei da Ficha Limpa prevê que qualquer pessoa tem direito a se candidatar, ter o nome da urna, mesmo que condenado em segunda instância, e concorrer às eleições. A norma apenas determina que, em caso de vitória, o candidato só poderá ser diplomado se não tiver condenação”, explicou Gleisi. Assim, Lula pode e vai concorrer, enquanto sua defesa jurídica luta para provar sua inocência nas instâncias de Brasília (STJ e STF) da Justiça brasileira.

A presidenta do PT aproveitou sua ida à vigília para falar também a respeito da importância de se manter a mobilização em Curitiba em favor de Lula Livre. “Lamentamos o eventual transtorno aos moradores, mas não fomos nós que trouxemos o ex-presidente Lula para cá, por meio de uma prisão arbitrária e sem provas, e não o deixaremos sozinho”, informou Gleisi, que também falou aos defensores de Lula sobre a importância de levar a mensagem em defesa do ex-presidente para todos os cantos da cidade. “É fundamental que a vigília permaneça aqui, mas também é preciso que nós levemos a toda cidade de Curitiba o que está acontecendo aqui, que se comunique a nossa resistência”, concluiu a senadora.

Por Vinícius Segalla, da Agência PT de Notícias, em Curitiba

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex