Gleisi acusa Arthur Lira de se acovardar ao responder ataques de Bolsonaro ao STF e à democracia

Deputada Gleisi Hoffmann. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A presidenta nacional do PT e vice-líder da Bancada do partido na Câmara, deputada Gleisi Hoffmann (PR), afirmou nesta quarta-feira (8) que o pronunciamento do presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), sobre o discurso de ataque ao STF e à própria democracia, feito pelo presidente Jair Bolsonaro nessa terça durante manifestações no Dia 7 de Setembro, “apequenou a Câmara dos Deputados”.

Em um duro pronunciamento na tribuna da Câmara, Gleisi acusou Lira de ter se acovardado perante as ameaças de Bolsonaro.

“Esta Casa tem um papel grande perante a República, as suas instituições e a democracia. O discurso do presidente Arthur Lira foi um discurso de retranca, foi um discurso de passar pano, foi um discurso fraco, acovardando o Parlamento e a Câmara dos Deputados, passando pano em cima de um presidente que comete sistematicamente crimes e que, ontem, discursou novamente cometendo crimes contra a Constituição Federal e contra o Supremo Tribunal Federal, um dos Poderes da República”, afirmou.

A presidenta do PT lamentou que o presidente da Câmara tenha saudado os atos de ontem como “democráticos”. Gleisi Hoffmann lembrou que os atos bolsonaristas defenderam abertamente a ditadura e o golpe, e até mesmo o fechamento do STF. “E querem que o Presidente da República não cumpra decisões judiciais — aliás, ele mesmo disse isso —, atos que incitam a violência”, alertou.

Sobre as consequências do discurso de Jair Bolsonaro, a parlamentar lembrou que na manhã desta quarta, um dia após os atos golpistas, “um bando de bolsonaristas” tentou atacar jornalistas em frente ao Ministério da Saúde. “É isso o que nós vamos querer para o nosso Brasil?”, indagou Gleisi Hoffmann.

A petista ressaltou ainda que Arthur Lira precisa entender que, nesse momento de risco para a democracia, ele tem a obrigação de agir de acordo com a Constituição. “O seu poder, deputado Arthur Lira, não é um poder moderador, não é de moderar as relações. Seu poder é defender a Constituição Federal, seu poder é defender a República, seu poder é de falar firme e forte diante dos crimes cometidos por um presidente que ataca a democracia”, cobrou.

Impeachment de Bolsonaro

Segundo Gleisi Hoffmann, o presidente da Câmara deveria ter anunciado hoje que acataria um dos mais de 120 pedidos de impeachment de Bolsonaro, que apoiaria a devolução da MP que defende as Fake News e que a Casa não votaria mais “nenhuma matéria que tenha vindo das mãos de um presidente criminoso, que aliás desrespeita o Congresso Nacional e a Câmara dos Deputados”.

“Nós vamos estar aqui, lutando pela democracia, e hoje o presidente do Supremo, Luiz Fux, colocou o problema, a política do caos e o crime de responsabilidade. Cabe à Vossa Excelência, deputado Arthur Lira, tomar as providências sob pena da próxima ofensiva do golpista bolsonarista ser querer exatamente o fechamento da Casa que Vossa Excelência preside”, alertou.

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100