Membro efetivo da Comissão de Educação da Câmara, o deputado Givaldo Vieira (PT-ES) foi eleito nesta quinta-feira (23), presidente da Subcomissão Especial de Educação, Formação Profissional e Saúde. A escolha foi feita em reunião com os deputados autores dos requerimentos de criação da subcomissão e com os coordenadores de bancada, com a presença do presidente, deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG), em Brasília.
Para Givaldo, o Brasil está estruturado para avançar ainda mais no âmbito da educação profissional porque nos últimos 12 anos o Governo Federal consolidou políticas sólidas na área como o Fies, Pronatec, Prouni, a ampliação de cursos e unidades do Ifes em todos os estados, e de universidades federais.
“Pretendo atuar para que estas ferramentas que têm transformado para melhor a vida de milhões de famílias brasileiras, por meio do ensino técnico e superior, sejam de conhecimento de cada vez mais jovens, de pessoas que precisam, e quero ajudar a mobilizar estados para ampliarmos oportunidades de acordo com as potencialidades regionais”, salientou.
A subcomissão foi proposta pelo deputado Givaldo e pela deputada Alice Portugal (PC do B-BA), e também vai tratar do fortalecimento dos hospitais universitários e de ensino.
Neste mês, matéria do jornal Valor Econômico divulgou dados do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Consultoria Legislativa do Senado Federal, que demonstram que o gasto com ensino subiu 285% em dez anos, focado nos níveis superior e técnico. A estatística significa um investimento quadruplicado na área.
Assessoria Parlamentar