Givaldo cobra respeito à democracia

givaldovieira

Em artigo, o deputado Givaldo Vieira (PT-ES) cobra respeito à democracia e repudia a tentativa de golpe em curso contra a presidenta Dilma Rousseff. O parlamentar cita entidades da sociedade civil e juristas que também denunciaram a conspiração golpista e defendem o resultado das urnas na eleição de 2014. Confira a íntegra do artigo.

“Respeitemos a democracia”

Givaldo Vieira*

A defesa da legalidade e legitimidade das instituições brasileiras é um dever de todos nós. Árduo e doloroso foi o trabalho de resistência de milhões de pessoas em todo o Brasil para conquistar o sistema político vigente: a democracia. A história reconta o atraso que a Ditadura proporcionou, com a restrição de direitos individuais, perseguição e tortura de quem se posicionasse contra. A jovem democracia brasileira ainda tem pesadelos com aquele sombrio período que teve início em 64. E ele começou após um golpe.

Não podemos nos calar neste momento. A postura autoritária de Eduardo Cunha, manobrando de maneira casuística a pauta e as sessões tem sido rotineira em um dos espaços mais democráticos da República – a Câmara dos Deputados. A atuação dotada de interesses pessoais de Cunha, investigado no Brasil e na Suíça por suposto desvio de recursos para bancos estrangeiros, coloca em xeque o estado de direito. De maneira irresponsável, Cunha conseguiu atrasar a aprovação de medidas econômicas necessárias ao País, além de utilizar-se do processo de impeachment da presidente Dilma como proteção à cassação de seu próprio mandato.

Esta tentativa de golpe quer impactar, sem segurança jurídica, o direito ao voto de mais de 54,3 milhões de brasileiros – que concordando ou não com o Governo Federal hoje, escolheram Dilma nas eleições de 2014 para os representarem até 2018. No entanto, graças ao fortalecimento das instituições republicanas, a defesa da democracia não se faz ausente. Dezenas de juristas respeitados manifestam a ausência de fundamento jurídico para o impeachment. Na mesma ótica, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) diz que esta ação carece de subsídios que regulem a matéria.

Contra o golpe, pois não há crime de responsabilidade, a Justiça e as ruas não deixarão com que forças obscuras, a serviço do atual presidente da Câmara dos Deputados e de uma oposição ao Brasil, cunhem a desmoralização da democracia, esta adolescente em constante aprendizado na República Federativa de todos os brasileiros.

*Deputado federal (PT-ES)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex