Gestão e planejamento serão prioridades de Odorico na Subcomissão Permanente de Saúde

Odorico

A gestão e o planejamento das ações de saúde serão prioridades da Subcomissão Permanente de Saúde, criada no âmbito da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) e presidida pelo deputado Odorico Monteiro (PT-CE). O anúncio foi feito pelo parlamentar, durante a primeira reunião do colegiado, realizada nesta terça-feira (19), a qual aprovou o plano de trabalho para o próximo período.

“Um dos eixos que estamos propondo discutir na subcomissão é pensar num modelo de planejamento decenal da saúde, a exemplo, do Plano Nacional de Educação (PNE), para que possamos ter diretrizes e objetivos harmônicos entre a União, os Estados e Municípios, e não 5570 planos municipais e 27 planos estaduais que não dialogam entre si”, disse o deputado.

De acordo com Odorico, a organização do Sistema Único de Saúde (SUS) é dificultada devido às suas atribuições estarem divididas entre os entes federativos. “O Brasil é o único país do mundo que tem um modelo de saúde descentralizado política, administrativa e financeiramente. Isso torna a organização e a execução das políticas públicas uma tarefa bastante complexa”, argumentou.

Odorico afirmou que a comissão desenvolverá seus trabalhos em um cenário de oportunidades e desafios, ano em que se realiza a 15ª Conferência Nacional de Saúde, bem como discussões importantes em relação à saúde no Congresso Nacional. O parlamentar criticou proposições legislativas que retrocedem na garantia do direito humano à saúde.

“O direito integral e universal à saúde, já garantido na Constituição, está sendo ameaçado pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC 451), que obriga os empregadores a disponibilizarem planos de saúde aos seus funcionários. Essa PEC, apesar de parecer vantajosa, é um verdadeiro golpe contra o SUS”, argumentou o deputado.

Plano de trabalho – A deputada Carmen Zanotto (PPS-CS), relatora da Subcomissão, apresentou o roteiro de trabalho e o cronograma de atividades, que tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento do SUS e garantir o direito à saúde.

Para tanto, a Subcomissão propõe debater oito eixos prioritários ligados ao planejamento nacional da saúde, a organização interfederativa do SUS, a inovação tecnológica e a produção nacional para a diminuição de custos e o diagnóstico epidemiológico e demográfico brasileiro.

Também irá se debruçar sobre a formação de pessoal e a gestão do trabalho no SUS, bem como incentivar a democracia participativa e o controle social do sistema.

Assessoria Parlamentar

Foto: Salu Parentes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100