O deputado José Genoino (PT-SP) destacou nesta quarta-feira a importância da democracia e lembrou os dos 46 anos do golpe militar de 31 de março de 1964. Ele afirmou que a democracia é um princípio de que o poder emana do povo e só pode ser exercido, diretamente, pelo povo ou, indiretamente, por meio de representação.
“Esse princípio é fundamental porque, há 46 anos, através do golpe militar, um presidente legitimamente eleito foi deposto, e abriu-se um processo de cassação de mandatos, de censura, visando impedir o princípio geral e universal da democracia, que era o direito do povo brasileiro de votar para presidente, governador e prefeito das capitais e cidades consideradas áreas de segurança nacional. Até mesmo a eleição para o Congresso Nacional dava-se diante do bipartidarismo criado pela própria ditadura militar”, disse.
Segundo o deputado, a experiência democrática brasileira é rica e houve momentos importantes nessa trajetória, como a campanha pelas Diretas Já – pelo direito de eleger o presidente da República -, a campanha da Constituinte, a campanha que visava resolver os escândalos e as denúncias de corrupção, com base na Constituição, e o fortalecimento do processo eleitoral e democrático brasileiro.
“Essa é uma questão central, que queremos frisar nesta lembrança dos 46 anos da ditadura militar, lembrança que nos leva a resgatar a importância da democracia e do seu aperfeiçoamento: a importância do direito ao voto; a importância de o eleitor ser o juiz das escolhas”, disse
Para o parlamentar, mesmo diante dos impasses e das manifestações que buscam enfraquecer o Parlamento e substituir a ação política por outras instâncias do Estado, “devemos reafirmar que, sem a política, não há democracia. A crise da democracia és solucionada pela política, assim como a crise da política é solucionada com o aperfeiçoamento e radicalização da democracia”.
Equipe informes