O deputado José Genoino (PT-SP) manifestou apoio nesta terça-feira (23), em plenário, às notas divulgadas por entidades de defesa das mulheres sobre o tema dos direitos humanos das mulheres inseridos no III Plano Nacional de Direitos Humanos.
“São colocadas as questões dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos das mulheres, o direito e a autonomia da mulher como cidadã, o direito de tratar a questão do aborto como saúde pública, de lutar pela discriminalização do aborto e o direito de enfrentar esse debate de maneira serena, pluralista, e democrática”, disse José Genoino.
De acordo com o parlamentar petista, as entidades “abordam corretamente” os temas complexos da religião, da ética, da filosofia, dentro de uma visão respeitosa, mas abordando o ponto de vista do movimento feminista das mulheres.
As notas inseridas no Plano são endossadas pelo Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher, pela Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos das mulheres e pelo Movimento Católicas pelo Direito de Decidir.
Gizele Benitz