Genoino destaca compromisso do PT com democracia e liberdade de expressão

05-05-10-genoino-D1O deputado José Genoino (PT-SP), vice-líder da bancada do PT, ressaltou hoje o compromisso histórico do PT com a democracia e rechaçou críticas da oposição e de parte da mídia de que o partido teria um viés autoritário. “Estranha-nos ver, notadamente no período pré-eleitoral, acusações da oposição e de setores que dizem que não temos compromisso com a liberdade de expressão. Pelo contrário. O PT é resultado da liberdade de expressão e um baluarte dessa liberdade ao procurarmos voz e vez na sociedade brasileira”, afirmou.

Genoino rebateu as especulações que têm sido difundidas, com base em interesses eleitoreiros e ideológicos, de que o Partido dos Trabalhadores estaria vinculado ao autoritarismo e a determinados países latino-americanos que seguem outro modelo de sociedade. “São interpretações preconceituosas de ideologias baratas, sem fundamentos”, observou.

Ele lembrou que o próprio PT teve uma posição muito clara em relação a uma visão do socialismo de Estado, do monolitismo partidário e da falta de liberdades políticas que marcaram a era do socialismo real. Mostrou que já em 1989, quando caiu o muro de Berlim, o PT criticava “os muros e os absolutismos”.

BENESSES- O petista revelou indignação com as críticas feitas por pessoas e instituições que no passado recente “faziam elogios ou participavam das benesses dos regimes autoritários”.

Ele frisou que o Governo Lula consolidou a democracia em todos os aspectos, como no pleno funcionamento das instituições democráticas, a relação com o Congresso Nacional e a transparência dos assuntos de governo.
Ele cutucou os demo-tucanos ao lembrar que no governo Lula não houve engavetador-geral da República, como no governo FHC, e ainda houve o fortalecimento da CGU ao nível de Ministério “para ter o seu papel de Controladoria-Geral da União, e não apenas para fazer maquiagem”, como ocorria antes.

“A nossa relação com o Poder Judiciário e com outros organismos do Estado, como a Polícia Federal, como a Receita Federal, como o Tribunal de Contas, foi republicana e transparente”, observou. Destacou igualmente a relação com a sociedade, com dezenas de conferências e a instituição do Conselho de Desenvolvimento, Econômico e Social.

INTEGRAÇÃO – Com as mudanças desde 2003, o Brasil passou a ter um papel protagonista na América do Sul, buscando mediações, realizando negociações e estabelecendo uma relação democrática com as várias experiências políticas que a nossa América Latina está vivendo, afirmou Genoino.

“Este avanço da democracia no Brasil é uma obra do nosso Governo, por isso que eu me revolto e fico indignado quando vejo insinuações de uma direita truculenta, conservadora e preconceituosa, que tenta associar o processo de consolidação da democracia no Governo Lula com alguma tendência autoritária, de absolutismo ou coisa do tipo. Não há um fato, uma nota, um gesto, porque o nosso compromisso radical com a democracia está no DNA do nascimento do PT, da liderança do Governo Lula e do próprio processo que nós, militantes políticos, vivemos nessa construção da luta democrática”.

No tocante à imprensa, Genoino disse que no governo Lula a relação é democrática e transparente. “Não há um fato, um ato, um gesto, uma medida do nosso Governo que tenha criado constrangimento para o exercício da liberdade de imprensa. Não ficamos telefonando para diretores de jornais e donos de jornais pedindo a cabeça deste ou daquele jornalista. Não ficamos nos intrometendo neste ou naquele conselho editorial”. O vice-líder do PT reparou, contudo, que há uma disputa com a mídia, que, no Brasil, cumpre, em alguns momentos, um papel de partido político.

Genoino frisou que o PT nasceu da luta democrática e ao mesmo tempo rompeu com uma visão elitista e conservadora da democracia brasileira, que “sempre buscou a solução por cima, o pacto das elites para mudar alguma coisa, para que nada mudasse”. O partido, ao empunhar bandeiras como direitos humanos e a campanha pelas diretas, sempre deixou claro seu compromisso ” cristalino e radical com a democracia. O PT nasceu, formou-se e organizou-se da essência, no DNA, da nossa construção democrática”, assinalou o vice-lider do PT.

Ele lembrou que o PT também colocou no centro da luta democrática o que já existia nos países da Europa desde o século XIX. Isto é, a instituição de direitos sociais econômicos; a luta por direitos sociais, econômicos; o apoio às lutas e às greves dos trabalhadores e dos movimentos populares; a contribuição para organizar as centrais sindicais, os movimentos populares.

Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100