Genoino defende reforma política com revisão do papel dos Três Poderes

07-12-genoino-D1O deputado José Genoino (PT-SP) voltou a defender nesta terça-feira, em plenário, a necessidade de uma reforma política. “A democracia brasileira requer um novo arranjo institucional em que as relações dos poderes se dêem de modo complementar, sem a supremacia do Judiciário sobre os poderes Legislativo e Executivo”, afirmou. Ele citou declarações recentes do presidente Lula, também em defesa da reforma. “Foram declarações corretas que chamam a atenção para a necessidade de uma reforma política e de termos das leis eleitorais para que se diminuam as ambiguidades e contradições de decisões judiciais”, afirmou.

Na avaliação do deputado Genoino, foi bastante oportuna a declaração do presidente Lula sobre o papel da Justiça Eleitoral. “Especialmente quando ele discute temas tão caros à democracia, como o papel desempenhado pela Justiça Eleitoral, a reforma política e a submissão dos mandatos ao Judiciário, com a consequente judicialização da política”, argumentou.

Segundo Genoino, quando Lula afirma que é necessária uma reforma política, que as leis eleitorais precisam evitar ambiguidades e que não é razoável que as decisões judiciais não se fundamentem na legislação eleitoral, Lula aponta para as questões fundamentais atinentes ao papel da democracia, da soberania popular, e para a separação dos poderes. ” É que em um cenário de esvaziamento da política, chama atenção o modo pelo qual a atividade política é submetida ao controle judicial”, explicou.

Para o deputado, essa submissão da democracia à burocracia se exprime na transformação de momento nobre da decisão política em ato tutelado pelos juizes e pelos promotores eleitorais. “Pois com o impedimento dos cidadãos tomarem e festejarem suas deliberações, o protagonismo não é exercido pelos eleitores, nem pelos candidatos, mas pela Justiça Eleitoral”, criticou.

Genoino questiona se é legítimo que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) concentre as funções administrativas, judiciária e legislativa e que a Justiça Eleitoral possa responder a consultas e tenha poder normativo. “Isso é condizente com a separação dos poderes em um regime democrático?”, acrescentou.

Para o deputado, está claro que a interdição da política precisa ser substituída por um projeto que revigore a democracia. “Isso por que aos tribunais compete tarefa retrospectiva, isto é, de manutenção daquilo que democraticamente fora deliberado pelos poderes políticos e às instâncias políticas, a construção do futuro”, concluiu.

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100