Garanhuns, cidade natal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deverá ganhar ainda este ano a Faculdade de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE). O tema foi tratado hoje à tarde em reunião (foto) entre o ministro da Educação, Fernando Haddad, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o líder do PT na Câmara, Fernando Ferro (PE),e o reitor da UPE, Antônio Calado. A expectativa é que já no segundo semestre deste ano sejam abertas as inscrições para o vestibular.
O deputado Fernando Ferro está empenhado em levar para Garanhuns a escola de medicina. A decisão, que envolve o governo de Pernambuco e o governo federal, é a realização do sonho de transformar a localidade em uma cidade pólo de educação no agreste meridional do estado. “Agora será possível formar alunos filhos da região que atuem nas redondezas e possam prestar um melhor serviço à sociedade”, destacou o líder petista, que também nasceu na cidade.
O próprio Ferro, formado em Engenharia Elétrica pela UFPE, muito cedo teve que aprender a viver longe da família. “Muitos dos colegas desistiam de seguir em frente nos estudos por conta da distância do meio familiar e social. Agora, com a chegada da UPE em Garanhuns, ganham a sociedade e as famílias, com um futuro melhor para a região e o País”.
Para o governador Eduardo Campos (PSB), a missão do Estado é aumentar o número de médicos formados, interiorizando a oferta do ensino superior e garantindo educação de qualidade para jovens. “Estamos atendendo a política de educação do governo Lula e possibilitando a democratização do conhecimento”, afirmou.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, mostrou-se interessado e garantiu todo o trâmite necessário para que o curso inicie suas atividades será agilizado.
Assessoria Parlamentar