Gabinete Institucional do governo golpista terá que explicar denúncia de monitoramento do ex-presidente Lula

AdelmoLeao

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general de Exército Sergio Westphalen Etchegoyen, do governo golpista de Michel Temer, tem 30 dias para explicar as ações da pasta referentes à denúncia de monitoramento do ex-presidente Lula. “Este monitoramento desvirtua a missão constitucional do órgão de Estado, que age com função político-partidária. Isso é extensão do golpe que se aplicou no Brasil, no Estado Democrático de Direito”, denunciou o deputado Adelmo Leão (PT-MG), autor do pedido de informação aprovado hoje (21), pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara.

O deputado Adelmo explicou que recentemente a imprensa divulgou que o GSI estava monitorando o ex-presidente Lula. O painel da Folha de S.Paulo, por exemplo, publicou que “o Planalto recebeu informações de serviços de inteligência sobre encontros recorrentes entre o ex-presidente Lula e Guilherme Boulos, líder do MTST, além da relação das reuniões com manifestações contra o presidente interino Michel Temer”.

“Ora, se faz isso com os movimentos sociais, pode estar fazendo em outros encontros do ex-presidente com outras instituições, com organismos internacionais”, analisou o parlamentar do PT mineiro. Adelmo enfatizou que Lula ainda continua como uma das autoridades mais respeitáveis e queridas nesse País e no exterior.

“Isso (monitoramento) é falta de responsabilidade. E nós queremos saber efetivamente do general Etchegoyen se está acontecendo, porque isso é um fato extremamente danoso ao respeito, à dignidade humana, à liberdade das pessoas, à impessoalidade das relações”, argumentou Adelmo Leão.

Aliás, continuou o deputado, “esse monitoramento já aconteceu no passado por parte de um juiz, o Sérgio Moro”, disse, se referindo às gravações ilegais de conversas entre a presidenta eleita Dilma Rousseff com o ex-presidente Lula. “Foram gravações feitas de maneira absolutamente ilegais e ofensivas”, reforçou. Adelmo enfatizou ainda que, ao reconhecer o erro, Sérgio Moro errou de novo pedindo desculpas ao Supremo Tribunal Federal. “Moro deveria sim, com respeito, pedir desculpas a Dilma e ao Lula e garantir que essa prática, contra o Estado Democrático de Direito, não vá mais se repetir”.

Na avaliação do deputado Adelmo Leão, o Estado de direito, de justiça e de liberdade não permite esse tipo de abuso, de autoritarismo. “Isso é inaceitável. Se eventualmente continua acontecendo monitoramento, nós queremos condenar. Ele é mais uma expressão do Estado ditatorial do golpe que lamentavelmente está acontecendo no Brasil”.

O deputado Adelmo Leão avaliou ainda que, “o grupo do golpe está preocupado com o ex-presidente Lula pelo que ele representa para o Brasil”. “Como eles que não têm nada de prova contra Lula, atacam as conquistas, os ganhos, a verdadeira revolução que ele fez. O monitoramento é uma ação de constrangimento para a sociedade, para os movimentos sociais, para todos nós e isso não podemos aceitar”. 

Ditadura – O presidente da Comissão de Fiscalização Financeira, deputado Leo de Brito (PT-AC), também condenou a prática de monitoramento. “Se forem confirmadas as denúncias de que os serviços de inteligência do governo estavam vigiando o ex-presidente Lula, é muito grave. Essa prática é condenável, ela flerta com o autoritarismo e com as práticas utilizadas no período da ditadura militar”, criticou.

Leo de Brito afirmou ainda que o monitoramento fere frontalmente as atribuições do Gabinete de Segurança Institucional e informou que se as explicações não chegarem em 30 dias, o ministro do GSI poderá responder por crime de responsabilidade.

Vânia Rodrigues
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
Mais fotos no 
www.flickr.com/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex