G20: Lula oficializa Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, com 148 adesões

Presidente Lula durante o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que ele idealizou à frente do G20. Crédito: Ricardo Stuckert

Lançamento foi nesta segunda-feira (18), na abertura da Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro: “Este será o nosso maior legado”, disse o presidente sobre a aliança inédita; adesões são de 82 países, da União Europeia, da União Africana e de organizações internacionais.

O presidente Lula abriu a Cúpula de Líderes do G20, nesta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro, com o lançamento oficial da Aliança Global Contra a Fome e à Pobreza, iniciativa inédita da presidência brasileira no grupo formado pelas maiores economias do mundo e que foi consolidada em negociações ao longo do ano.

Até o momento, a aliança já recebeu 148 adesões, vindas de 82 nações, da União Europeia, da União Africana, 24 organizações, 9 instituições financeiras e 31 entidades filantrópicas e não governamentais.  “Este será o nosso maior legado”, afirmou Lula durante o evento, que marca o encerramento da liderança do Brasil no grupo, após um ano.

Conforme o protocolo, Lula recebeu e cumprimentou todos os líderes do G20 na chegada ao Museu de Arte Moderna do Rio (MAM), Zona Sul da capital fluminense. Em sua fala, contudo, o presidente afirmou que “o mundo está pior” e condenou os gastos militares exorbitantes que mantêm acesas as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio.

Leia mais“Governos precisam romper com dissonância entre a voz dos mercados e a voz das ruas”, diz Lula

“Temos o maior número de conflitos armados desde a Segunda Guerra Mundial e a maior quantidade de deslocamentos forçados já registrada”, lamentou.

733 milhões de desnutridos no mundo

Lula também fez questão de apresentar os dados alarmantes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) sobre a fome neste ano: “convivemos com um contingente de 733 milhões de pessoas ainda subnutridas”.

“É como se as populações do Brasil, México, Alemanha, Reino Unido, África do Sul e Canadá, somadas, estivessem passando fome”, comparou o presidente.

A Aliança Global

O discurso do petista aos líderes do G20 centrou-se nas desigualdades socioeconômicas entre os países. Lula disse ser “inadmissível” que sejam produzidos 6 bilhões de toneladas de alimentos por ano e que ainda se observe tanta gente passando fome.

Leia maisG20: Comunicação do PT faz cobertura especial da Cúpula de Líderes no Rio de Janeiro

“São mulheres, homens e crianças, cujo direito à vida e à educação, ao desenvolvimento e à alimentação são diariamente violados”, apontou, antes de atribuir esse cenário desolador à falta de decisões políticas.

“A fome e a pobreza não são resultado da escassez ou de fenômenos naturais. A fome, como dizia o cientista e geógrafo brasileiro Josué de Castro, ‘a fome é a expressão biológica dos males sociais’. É produto de decisões políticas, que perpetuam a exclusão de grande parte da humanidade”, argumentou.

Lula defendeu a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza como o “principal legado” do Brasil ao G20 e instou o bloco a levá-la adiante. Em 2025, a presidência rotativa caberá à África do Sul, que se comprometeu com a manutenção da proposta brasileira.

“O G20 representa 85% dos 110 trilhões de dólares do PIB mundial. Também responde por 75% dos 32 trilhões de dólares do comércio de bens e serviços e dois terços dos 8 bilhões de habitantes do planeta. Compete aos que estão aqui em volta desta mesa a inadiável tarefa de acabar com essa chaga que envergonha a humanidade”, concluiu o petista.

Suporte financeiro

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou US$ 25 bilhões para projetos na América Latina e no Caribe. Ao todo, nove instituições financeiras aderiram à Aliança Global. O governo federal espera que os programas de transferência de renda possam beneficiar 500 milhões de pessoas.

Além do BID, aderiram à iniciativa brasileira o Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB), o Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB), o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), o Banco Europeu de Investimento (BEI), o Grupo Banco Mundial, o Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB), o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) e o Programa Global de Agricultura e Segurança Alimentar (GAFSP).

Leia mais: O recado de Lula ao planeta: “Precisamos aprender a cuidar do povo mais pobre”

PT Nacional, com infomações da EBC

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100