Frente vai defender manutenção da Eletrobras como estratégica para o Brasil

Por iniciativa do deputado Henrique Fontana (PT-RS), Frente Parlamentar em Defesa da Eletrobras e do Setor Elétrico será lançada na próxima quarta- feira (29). Países desenvolvidos como Estados Unidos, China e Canadá mantêm controle estatal sobre a geração de energia elétrica, pois consideram o setor estratégico para garantir a independência energética e o desenvolvimento nacional. Nos EUA, por exemplo, 73% das usinas hidrelétricas são propriedade do Estado. As usinas estratégicas e estruturantes são estatais. Já as empresas privadas detêm concessão das usinas de menor porte.

Conforme o deputado Henrique Fontana, a Frente Parlamentar em Defesa da Eletrobras e do Setor Elétrico será lançada para defender o controle público sobre o sistema nacional e atuar para que o sistema elétrico brasileiro não siga o caminho da privatização “plena, geral e irrestrita” que o governo Temer está tentando promover.

“Um decreto assinado por Michel Temer no dia 1º de novembro permite a liquidação do patrimônio público brasileiro. O governo quer vender todas as empresas de economia mista, entre elas as estatais que fazem parte do sistema Eletrobras”, denuncia. O parlamentar ressalta, ainda, que a medida permite a venda de ativos das empresas públicas sem licitação e sem a necessidade de autorização do Congresso Nacional. “É um verdadeiro crime de lesa-pátria!”, declara.

O Brasil perderá boa parte da sua soberania caso o sistema Eletrobras seja desativado. Para Fontana, o projeto de nação necessita, obrigatoriamente, de um sistema público que controle as decisões estratégicas do sistema elétrico. “Quem decide, por exemplo, o controle e a forma como evolui o valor das tarifas, a tarifa social ou as tarifas subsidiadas para atender determinadas regiões do país? E se estas empresas não são lucrativas, por que há tantas empresas privadas interessadas em compra-las? Em muitos casos, inclusive, empresas estatais e outros países!”, questiona o parlamentar.

O Decreto 9188 autoriza, também, vender o patrimônio público em fatias, permitindo entregar ao mercado somente as partes lucrativas das empresas, deixando para o governo os passivos, as partes de baixo lucro ou de alto custo, sem que haja a devida contrapartida de receitas que viabilizam as operações e garantem o retorno em investimento estratégico para o desenvolvimento nacional.

O lançamento ocorrerá às 17 h, no plenário 1 da Câmara dos Deputados.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100