O deputado Afonso Florence (PT-BA) propôs a realização de um seminário conjunto das frentes parlamentares mista em Defesa das Populações Extrativistas e dos Povos e Comunidades Tradicionais e da Educação no Campo para discutir a situação das comunidades quilombolas e extrativistas. A sugestão foi feita durante encontro com representantes dessas populações, para discutir melhorias nas condições de trabalho dessas comunidades.
Presente na reunião, o presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Joaquim Belo, reconheceu que governo do PT tem feito diversas mudanças estruturantes, mas alertou que ainda “é necessário avançar em políticas que respondam as necessidades de cidadania destas comunidades”.
O coordenador nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Edmilton Cerqueira, também participou do debate e disse que esse processo de aproximação do ministério com o CNS e com a Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e Costeiras Marinhas (Confrem) iniciou quando o deputado Afonso Florence esteve à frente do ministério, em 2010.
“É acumulando forças que se chega a vitória”, afirmou o deputado Florence, que integra a Frente em Defesa das Populações Extrativistas e dos Povos e Comunidades Tradicionais . Ele sugeriu um novo encontro das frentes com representantes das comunidades extrativistas para definição de uma pauta política para o seminário. Ele adiantou que será fundamental a participação do Incra; do Ministério da Pesca; e da Secretaria de Patrimônio da União nas discussões.
Assessoria parlamentar