A Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) promoveram nesta terça-feira (21), na Câmara, um ato de protesto contra mudanças na aposentadoria rural. Pela proposta de reforma da Previdência do governo ilegítimo de Temer (PEC 287/16), a aposentadoria rural se enquadra nas regras gerais do sistema previdenciário, perdendo as condições especiais que tem hoje.
O presidente da Contag, Alberto Broch, criticou o texto e sugeriu a retirada de todo o capítulo sobre os trabalhadores rurais. “Nós estamos conversando com todos os prefeitos do Brasil, com todos os vereadores, mostrando o impacto que isso gerará nos municípios e naqueles que mantêm a economia e a produção de alimentos. Tudo para sensibilizar a sociedade sobre os malefícios da reforma da Previdência da forma como ela está.”
A deputada Margarida Salomão (PT-MG) afirmou que a Bancada do PT está junto com os trabalhadores contra a reforma “criminosa do governo usurpador de Temer” que quer que os brasileiros trabalhem mais e se aposentem com mais idade. “Essa retirada de direitos é uma injustiça que nós não podemos aceitar”.
Vários parlamentares do PT participaram do evento, entre eles, os deputados Arlindo Chinaglia (SP); Benedita da Silva (RJ); João Daniel (SE); Leonardo Monteiro (MG); Patrus Ananias (MG); Padre João (MG); e Pedro Uczai (SC).
PT na Cãmara com agências