A bancada feminina na Câmara, coordenada pela deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), realiza nesta quarta-feira (24) o lançamento da Frente Parlamentar pelo Fim da Violência contra a Mulher. O lançamento faz parte da mobilização para marcar o Dia Internacional pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, 25 de novembro.
A deputada Janete Rocha Pietá afirmou que “a mobilização da bancada feminina em conjunto com os demais parlamentares, centrais sindicais e movimento de mulheres é para que toda a sociedade civil organizada se manifeste com toda veemência contra todo e qualquer tipo de abuso e violência contra as mulheres”.
Campanha – O lançamento da Frente Parlamentar também coincide com a Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que completa 20 anos em 2010. Desenvolvida em mais de 158 países, a campanha tem início mundial no dia 25 de novembro e, no Brasil, é antecipada em cinco dias para coincidir com a data em comemoração ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. A mobilização, que acontece no Brasil por meio de uma rede de parcerias nacionais, estaduais e municipais, prossegue até 10 de dezembro.
Parlamentares da bancada do PT na Câmara ocuparam a Tribuna para registrar a mobilização. Para a deputada Cida Diogo (PT-RJ) é importante “convocar todas as mulheres para essa luta de enfrentamento à violência contra a mulher”.
O deputado Eduardo Valverde (PT-RO) ressaltou que a campanha “envolve homens e mulheres, governos, políticas públicas, instituições da sociedade civil organizada para combater toda e qualquer forma de discriminação”.
Gizele benitz