Frente pede a STF para julgar Adin do piso dos professores

educadoresA Frente Parlamentar em Defesa do Piso Salarial Nacional dos Professores se reuniu nesta terça-feira (9), com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello e José Antônio Toffoli, para pedir o julgamento do mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN 4.167) que questiona alguns aspectos da Lei (11.738/08) do piso. Marco Aurélio disse aos parlamentares que vai conversar com o ministro-relator da matéria, Joaquim Barbosa, e transmitir a preocupação da Frente com o assunto.

Toffoli disse que está impedido de votar a matéria no STF e de fazer qualquer articulação para favorece a Lei porque fez a defesa da matéria quando era advogado-geral da União. Apesar do impedimento, Toffoli reconheceu a importância da Lei para a República e disse que apenas pode pedir preferência ao Supremo para que a matéria seja julgada.

A coordenadora da Frente, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), ressaltou a importância da matéria ser julgada antes das eleições. “Mesmo sabendo do impedimento do ministro Toffoli, a gente  espera que a ele ajude em trazer a matéria para apreciação do Pleno”.

O deputado Carlos Abicalil (PT-MT) destacou que a vigência plena da Lei, inclusive com a correção do valor do piso, deveria ter acontecido desde o dia 1º de janeiro deste ano, o que não está ocorrendo por falta de posicionamento do STF quanto ao mérito da matéria.

Abicalil informou que as próximas ações da Frente serão de cumprir agendas com o procurador Geral da República, Roberto Monteiro Gurgel Santos, e com o advogado Geral da União, Luis Inácio Adams. Para ele, cumprido as agendas não haverá óbice para que o Supremo se manifeste quanto à matéria.

O parlamentar ainda lembra a importante mobilização da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), marcada para o dia 16 de março, que prevê uma paralisação nacional em defesa do cumprimento da Lei do Piso.

A ADIN foi impetrada pelos governadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Ceará com o apoio de outros cinco (São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Roraima e Distrito Federal), contra a lei do piso.

Participaram também da audiência o presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, Angelo Vanhoni (PT- PR), a senadora Fátima Cleide (PT-RO), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), e o secretário-Geral da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Denilson Costa.

Assessoria Parlamentar com Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100