O lançamento oficial da Frente Parlamentar em Apoio e Fortalecimento à Mídia Regional na 55ª Legislatura contou com a participação de cerca de 80 parlamentares, representantes de entidades de rádios, jornais e emissoras de TV de 20 estados, além do secretário de Comunicação da Presidência da República, Edinho Silva, e do secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Luís Antônio Alves de Azevedo. O lançamento ocorreu na quinta-feira (7).
“Quando se discute a descentralização e a pluralidade de informações, existe um componente conceitual que é a democracia e que é fazer, na própria democracia, a qualificação da própria informação”, afirmou o deputado Pedro Uczai (PT- SC), que será o presidente da frente, substituindo o deputado Carlos Zarattini (PT-SP).
O deputado Zarattini observou que, “toda vez que se consegue ampliar e democratizar as verbas de comunicação, o governo é atacado pela grande imprensa”. Zarattini lembrou que o número de veículos de comunicação que recebiam verbas governo federal saltou de 450 para cinco mil.
O ministro da Secom, Edinho Silva, foi claro e objetivo: “estou aqui para publicamente assumir o compromisso com os objetivos dessa frente”.