Frente parlamentar pretende garantir mais recursos para ferrovias no PPA

pedro_uczai_dest2A Frente Parlamentar Mista das Ferrovias quer incluir no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 a definição de um novo modelo de transporte ferroviário no País, cuja discussão deve envolver o caráter público ou privado do sistema e a política tarifária, entre outros aspectos. A proposta de PPA deve ser enviada pelo governo ao Congresso até o fim deste mês.

O coordenador do grupo, deputado Pedro Uczai (PT-SC), enfatizou a necessidade de se incluir recursos para as ferrovias no PPA e falou sobre a importância desse tipo de transporte para o País. “Precisamos garantir recursos financeiros no PPA 2012-2015, além das verbas do PAC 2, para viabilizarmos os projetos ferroviários. Não é possível imaginar o futuro do Brasil sem ferrovias, porque estas constituem uma forma de transporte mais barata, mais segura, ambientalmente sustentável, indutora do desenvolvimento regional e que ajuda a melhorar a situação das próprias rodovias, que já estão sobrecarregadas e são muito caras”, defendeu Uczai.

A Frente se reuniu nesta quinta-feira (4) e confirmou que realizará um seminário em Brasília (DF) no dia 16 de agosto para discutir tecnologias, normas técnicas, marco regulatório – atualizado em julho – e, com participação das universidades, a escassez de engenheiros ferroviários no Brasil. “Temos um enorme déficit de engenheiros no Brasil, especialmente de engenheiros ferroviários e precisamos solucionar isso”, disse o deputado.

Seminários – A frente, que reúne 199 deputados e 16 senadores, também definiu a agenda de trabalhos para o segundo semestre. Serão realizados de seminários estaduais em Minas Gerais, Tocantins, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Além disso, ocorrerão seminários regionais no Sul, Norte e Nordeste. Em Porto Alegre (RS), o evento será no dia 26/8; em Rio Branco (AC), no dia 9/9; e em Salvador (BA), no dia 23/9.

Já foram realizados seminários nas regiões Sudeste e no Centro-Oeste, em junho. Também está previsto um seminário nacional em Brasília, no dia 6 de outubro, no qual será lançada uma publicação elaborada pela Frente. “Iremos produzir um livro com um pouco da história das ferrovias, mas também projetando perspectivas de futuro e reflexões sobre o modelo nos aspectos de construção, operação, política tarifária, da relação entre o público e o privado, do transporte de cargas e do transporte de passageiros, da média velocidade e alta velocidade, entre outros temas. Tudo isso para subsidiar tanto o Ministério dos Transportes quando a sociedade brasileira”, explicou Uczai.

Rogério Tomaz Jr. com Agência Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também