O deputado Odorico Monteiro (PT-CE) e a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) lançam nesta quarta-feira (9), às 8h, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Autores, do Livro, das Editoras e da Indústria Gráfica do Nordeste. O evento será realizado no Restaurante do Senac, 10º Andar, Anexo IV, Câmara dos Deputados.
“O objetivo dessa Frente é fazer uma defesa enfática do livro, do autor e da cadeia produtiva gráfica do Nordeste brasileiro. A região representa ¼ da população do País, dispõe de um parque gráfico e editorial moderno e capaz de atender a todas as exigências do mercado e dos governos na produção de livros e materiais didáticos, mas não consegue atingir 1% das compras governamentais dos livros adotados nas escolas e disponíveis em nossas bibliotecas públicas”, afirma Odorico, parlamentar que irá presidir a Frente.
Segundo Odorico, em 2014, dos mais de 80 livros escolhidos pelo Ministério da Educação (MEC) para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), apenas um foi produzido no Nordeste. Em sua opinião, é preciso debater a democratização desse mercado, a regionalização e a diversidade cultural dessas compras por parte do poder público, além de defender os direitos do cidadão ao acesso digno à leitura.
“Além da concorrência desigual com o mercado gráfico e editorial da região sudeste, que nos faz perder empregos, renda e ter um papel periférico nessa cadeia produtiva, temos o impacto cultural desse modelo que traz consequências negativas no que diz respeito à exclusão intelectual, cultural e de pertencimento social do nordeste brasileiro na cadeia do livro, da leitura, e da literatura nacional”, critica Odorico, ao lembrar que grandes nomes da literatura nordestina como Raquel de Queiroz, José de Alencar, Jorge Amado e José Lins do Rego, só ganharam projeção nacional quando publicaram livros no Sudeste.
De acordo com parlamentar, a Frente irá acompanhar a política governamental, os projetos e programas direcionados à promoção e incentivo à produção literária; promover a defesa da cadeia produtiva do livro no Nordeste; sensibilizar e estimular gestores estaduais e municipais a adquirirem livros publicados pelas editoras da região; aprimorar e propor inovações legislativas voltadas à criação, promoção e fomento ao incentivo aos autores, à literatura, às editoras e à produção gráfica nordestina.
Assessoria Parlamentar