Na próxima quarta-feira (16), às 9h, no auditório Freitas Nobre, no subsolo do Anexo IV da Câmara dos Deputados, acontece a criação e lançamento da Frente Parlamentar das Ferrovias. Destinada a acompanhar e apoiar as ações parlamentares relativas ao debate sobre o marco regulatório, a nova frente foi proposta pelo deputado Pedro Uczai (PT-SC).
De acordo com o parlamentar, o Brasil tem um grande desafio, que é estabelecer uma matriz de transportes mais eficiente e sustentável, retomando os investimentos no setor ferroviário. “Enquanto países de dimensões continentais utilizam largamente as suas ferrovias, a exemplo da China (37%), EUA (44%) e Rússia (60%), no Brasil, este modal de transporte nunca alcançou a representatividade obtida em relação a outras nações de grande extensão territorial”, destacou.
Uczai foi coordenador da Frente das Ferrovias na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O movimento garantiu a inclusão da Ferrovia da Integração no PAC 2. Com uma extensão de cerca de 700 quilômetros, ela vai ligar o Porto de Itajaí à fronteira da Argentina, no Extremo Oeste do estado. Futuramente vai permitir ainda a integração com o porto de Antofagasta, no Chile, formando uma ferrovia bioceânica.
Assessoria Parlamentar