Frente em defesa dos povos indígenas manifesta preocupação com doenças em aldeias

saguas_MoraesO coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, deputado Ságuas Moraes (PT-MT), manifestou preocupação com os resultados do Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil, divulgado pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

 

Os números são relativos a 2010. De acordo com o Cimi, a mortalidade infantil cresceu 513% em relação ao ano anterior. A situação mais crítica ocorre entre os Xavantes, no Mato Grosso, e os 20 diferentes povos indígenas que vivem na região do Vale do Javari, no Amazonas.

A Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas já tem discutido com o Ministério da Saúde o modelo de assistência médica implantado no ano passado, quando a Secretaria Especial de Saúde Indígena assumiu as atribuições da Funasa. O coordenador da frente, deputado Ságuas Moraes, defende ênfase também nas políticas públicas de alimentação e posse de terra para os indígenas.

“Já não se tem mais pesca nem caça e eles ficam sem condições de ter essa segurança alimentar, que é um problema que tem comprometido a saúde deles, tanto do ponto de vista da nutrição quanto da facilidade de pegar doenças infecciosas e contagiosas. Então, tem que haver uma ação muito forte do governo federal no sentido de fortalecer a política de saúde indígena, a questão da garantia de seu território e, principalmente, a garantia da segurança alimentar”, disse Ságuas.

Além da falta de assistência à saúde, o relatório do Cimi também denuncia os efeitos negativos da ação de madeireiros e das obras do PAC em áreas hoje ocupadas por 90 povos indígenas isolados. A íntegra do texto está no site www.cimi.org.br

Equipe Informes com rádio Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também