Por iniciativa do deputado Lula Bohn Gass (PT-RS), será lançada nesta quarta-feira (20), a Frente Parlamentar em Defesa das Refinarias da Petrobras e Contra a sua Privatização. A frente, que reúne deputados de diversos partidos de esquerda, será mais um importante espaço de resistência contra o desmonte das refinarias brasileiras.
Em plenário, o deputado Bohn Gass convidou os parlamentares para o evento marcado para as 15h30, no Salão Nobre da Câmara, e disse que era preciso gritar que a maior e mais estratégica empresa brasileira, a Petrobras, está sendo “esquartejada” pelo governo golpista de Temer, tucanos e aliados. “Eles estão em um processo de desinvestimentos, e isso permitiu que a empresa abrisse 60% do seu capital das refinarias – Alberto Pasqualini (Rio Grande do Sul); da Presidente Getúlio Vargas (Paraná); da Landulpho Alves (Bahia); e da Abreu e Lima (Pernambuco) – tirando o refino da nossa estatal”.
O parlamentar alertou para o prejuízo que isso representa para a empresa e para o Brasil. “Eles tiram o refino da estatal brasileira e a conta vai vir para o consumidor porque as distribuidoras vão comprar o diesel caro da Exxon, da Chevron, da Shell. Nós não podemos concordar com isso”, protestou.
A frente vai fortalecer também a luta pela mudança da política de preços da Petrobras, com o intuito de reduzir os valores cobrados pelos combustíveis e pelo gás de cozinha.
Vânia Rodrigues