Frente Brasil Popular lança manifesto em defesa da democracia e contra o golpismo

manifesto

A Frente Brasil Popular lançou, nesta terça-feira (8), o Manifesto ao Povo Brasileiro, documento final de encontro realizado no sábado (5), em Belo Horizonte, entre movimentos sociais, centrais sindicais e integrantes de partidos progressistas.

No manifesto, a Frente detalha seus principais objetivos, como defender a soberania nacional e os direitos dos trabalhadores, ampliar a democracia e a participação popular, lutar por uma reforma política soberana e popular com participação direta do povo e promover reformas estruturais para construir um projeto nacional de desenvolvimento democrático e popular.

Conforme lembrou o deputado Padre João (PT-MG), a Frente é um movimento político que pretende pensar o futuro e apresentar um projeto alternativo e de caráter popular ao País, além de defender o mandato constitucional da presidenta Dilma Rousseff.

A Frente também defende a soberania energética, começando pelo pré-sal e o regime de partilha, que garante à Petrobras o papel de operadora única da mega jazida de petróleo.
‘’É preciso mobilizar e organizar todos os setores populares em torno da plataforma política da frente, para derrotar as forças conservadoras, defender as liberdades democráticas, garantir os direitos e efetivar as reformas estruturais’’, disse Padre João.

O encontro na capital mineira ocorreu em forma de conferência e estabeleceu uma pauta mínima e consensual dos movimentos que compõem a Frente. O documento foi construído com base em seis pontos: defesa dos direitos dos trabalhadores, dos direitos sociais, da democracia, da soberania nacional, dos processos de integração latino-americana – como a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e o Mercosul – e luta por reformas estruturais.

O deputado Valmir Assunção (PT-BA) também destacou a importância da iniciativa em defesa dos direitos dos trabalhadores, do povo brasileiro, da democracia e da soberania nacional. “São pontos fundamentais para fortalecer o País e as conquistas que tivemos desde 2003, com o PT”, afirmou.

Leia a íntegra do documento:

‘’ Frente Brasil Popular: Manifesto ao Povo Brasileiro.

Vivemos um momento de crise. Crise internacional do capitalismo, crise econômica e política em vários países vizinhos e no Brasil.
Correm grave perigo os direitos e as aspirações fundamentais do povo brasileiro ao emprego, ao bem-estar social, às liberdades democráticas, à soberania nacional, à integração com os países vizinhos.

Para defender nossos direitos e aspirações; para defender a democracia e outra política econômica; para defender a soberania nacional e a integração regional; para defender transformações profundas em nosso País, milhares de brasileiros e brasileiras de todas as regiões do País, cidadãos e cidadãs, artistas, intelectuais, religiosos, Parlamentares e Governantes, assim como integrantes e representantes de movimentos populares, sindicais, partidos políticos e pastorais, indígenas e quilombolas, negros e negras, LGBT, mulheres e juventude, realizamos esta Conferência Nacional, na qual decidimos criar a Frente Brasil Popular.
Nossos objetivos são:

1- Defender os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras: melhorias das condições de vida, emprego, salário, aposentadoria, moradia, saúde, educação, terra e transporte público!
Lutamos contra o atual ajuste fiscal e contra todas as medidas que retiram direitos, eliminam empregos, reduzem salários, elevam tarifas de serviços públicos, estimulam a terceirização, ao tempo em que protegem a minoria rica

Defendemos uma política econômica voltada para o desenvolvimento com distribuição de renda.
Lutamos contra a especulação financeira nacional e internacional, que transfere para uma minoria, por vias legais ou ilegais, através da corrupção e de contas bancárias secretas, parte importante da riqueza produzida pelo povo brasileiro;
Lutamos por uma reforma tributária que — por meio de medidas como o Imposto sobre Grandes Fortunas e a auditoria da dívida — faça os ricos pagarem a conta da crise.

2. AmpIlar a democracia e a participação popular nas decisões sobre o presente e o futuro de nosso País.
Lutamos contra o golpismo — Parlamentar, judiciário ou midiático — que ameaça a vontade expressa pelo povo nas urnas, as liberdades democráticas e o caráter laico do Estado;
Lutamos por uma reforma política soberana e popular que fortaleça a participação direta do povo nas decisões políticas do País, garanta a devida representação dos trabalhadores, negros e mulheres, impeçao sequestro da democracia pelo dinheiro e proíba o financiamento empresarial das campanhas eleitorais;
Lutamos contra a crimínalização dos movimentos sociais e da política, contra a corrupção e a partidarização da justiça, contra a redução da maioridade penal e o extermínio da juventude pobre e negra das periferias, contra o machismo e a homofobia, contra o racismo e a violência que mata indígenas e quilombolas;

3.- Promover reformas estruturais para construir um projeto nacional de desenvolvimento democrático e popular: reforma do Estado, reforma política, reforma do Poder Judiciário, reforma na segurança pública, com desmilitarização das Polícias Militares, democratização dos meios de comunicação e da cultura, reforma urbana, reforma agrária, consolidação e universalização do Sistema Único de Saúde, reforma educacional e reforma tributária.
Lutamos pela democratização dos meios de comunicação de massa e pelo fortalecimento das mídias populares, para que o povo tenha acesso a uma informação plural, tal como está exposto na Lei da Mídia Democrática.

4 – Defender a soberania nacional: o povo é o dono das riquezas naturais, que não podem ser entregues às transnacionais e seus sócios.
Lutamos em defesa da soberania energética, a começar pelo pré-sal, a Lei da Partilha, a Petrobrás, o desenvolvimento de ciência e tecnologia, engenharia e de uma política de industrialização nacional;
Lutamos em defesa da soberania alimentar e em defesa do meio ambiente, sem o qual não haverá futuro.
Lutamos contra as forças do capital internacional, que tentam impedir e reverter a integração latino-americana.
Convidamos todas e todos que se identificam com esta plataforma a somarem-se à construção da Frente Brasil Popular.

O povo brasileiro sabe que é fácil sonhar todas as noites. Difícil é lutar por um sonho. Mas sabe tambémque sonho que se sonha junto pode se tornar realidade.

Vamos lutar juntos por nossos sonhos!
Viva a Frente Brasil Popular!
Viva o povo brasileiro!

Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, setembro de 2015’’

Equipe PT na Câmara com Agência PT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex