A Frente Parlamentar Ambientalista entregou nesta quarta-feira (16) ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), requerimento de autoria do deputado Márcio Macedo (PT-SE), que propõe a criação de um grupo de trabalho para rediscutir o Código Florestal (PL 1876/99 e apensados).
O documento foi entregue a Marco Maia logo após cerimônia de recriação da frente, que contou com a presença de várias entidades ligadas às questões ambientais, além de parlamentares de vários partidos.
De acordo com o deputado Macedo, a reforma do Código Florestal foi o assunto de destaque no relançamento frente. O texto já foi aprovado em comissão especial e está pronto para votação em plenário, porém, os parlamentares defendem que o assunto seja melhor discutido. “As mudanças no código ficaram no centro da pauta durante a solenidade de relançamento da frente. Por esta razão, resolvemos apresentar essa reivindicação imediatamente ao presidente da Câmara, que se comprometeu com a causa”, explicou.
Membro da frente, o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), disse que algumas das mudanças propostas no texto que aguarda votação em Plenário, necessitam de alterações. “Temos que rediscutir o relatório para garantir a manutenção da legislação ambiental anterior. Não podemos, em nome do desenvolvimento, acabar com o pouco que resta de área de preservação no Brasil”, afirmou.
O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) também considerou que a renovação do Congresso Nacional, por si só, já justifica um novo debate em torno do Código Florestal.
Edmilson Freitas