O deputado Francisco Chagas (PT-SP) elogiou em pronunciamento no plenário o lançamento pelo Ministério da Saúde da campanha de vacinação contra HPV, que será realizada nos postos de saúde e em escolas públicas e privadas de todo o país. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo, formado por 5,2 milhões de meninas de 11 a 13 anos, em 2014.
“É importante que saibamos que isso representa uma economia significativa aos cofres brasileiros, porque vamos deixar de pagar, custear internações, tratamentos, para não só obter o bem-estar daquelas que puderem ser protegidas com a vacina, mas também impedir que o sofrimento dessas famílias e dessas mulheres se estenda indefinidamente”, disse Francisco Chagas.
Dados – O esquema adotado pelo Ministério da Saúde é chamado de “estendido” e composto por três doses. Recomendado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) e utilizado em países como Canadá, México, Colômbia e Suíça, o modelo garante maior duração da proteção fornecida pela vacina. Neste ano, serão vacinadas meninas de 11 a 13 anos. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, às meninas que completam nove anos.
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relações sexuais. Por tratar-se de um vírus que se transmite com muita facilidade, considera-se que o HPV seja a infecção sexualmente transmitida mais comum no mundo, com quase todas as pessoas sexualmente ativas tendo contato com o vírus em algum momento da sua vida.
Gizele Benitz