Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
O deputado Francisco Chagas (PT-SP) elogiou, em pronunciamento no plenário, a política de geração de empregos formais implementada pelo governo federal. Ele citou pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada recentemente e que aponta o crescimento da formalização dos postos de trabalho no período de 2003 a 2013, atingindo o índice de 50,3%.
“Isso representa a inserção no mercado de trabalho de 11,6 milhões de trabalhadores e trabalhadoras com carteira assinada nesse período. Só para relembrar aos que criticavam e duvidavam que o nosso governo não seria capaz de criar os 10 milhões de empregos, proposto no nosso plano de governo, está aí o resultado”, destacou Francisco Chagas.
Ainda de acordo com o parlamentar petista, “em apenas uma década o governo do Partido dos Trabalhadores atingiu uma marca ímpar e histórica na geração de empregos formais, ultrapassando aquela que havia sido a proposta de criação de 10 milhões de postos de trabalho”.
O crescimento na formalização do emprego na última década, acrescentou o deputado Francisco Chagas, atingiu toda a classe trabalhadora, independentemente de sexo ou raça. “Portanto, estamos no caminho certo e convictos de que temos condições de atingir a marca e até ultrapassarmos o patamar dos 12 milhões de empregos formais até o final de 2014, visto que em todas as regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE o percentual de empregados com carteira assinada no setor privado ultrapassa os 40%”, enfatizou o petista.
Gizele Benitz