O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (20) a ampliação da lista de medicamentos oferecidos pelo programa Aqui Tem Farmácia Popular, desenvolvido pelo governo federal em parceria com a rede privada de farmácias e drogarias. De acordo com nova portaria, a população terá acesso a fraldas geriátricas e mais nove medicamentos em 16 apresentações.
Os remédios incluídos na lista são indicados para asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma e hipertensão. Segundo o ministério, a ampliação vai beneficiar quase um milhão de pessoas por mês, que terão acesso aos produtos a valores correspondentes a até um décimo do preço praticado pelo mercado.
O Aqui Tem Farmácia Popular conta com 13.152 estabelecimentos conveniados em 2.336 municípios. Para ter acesso aos medicamentos e produtos oferecidos nas unidades é necessário que o usuário apresente CPF, documento com foto e receita médica. Os remédios da lista também são distribuídos nas “farmácias básicas” do SUS (Sistema Único de Saúde).
O investimento do Ministério da Saúde na ampliação da lista de medicamentos e produtos oferecidos pelo Aqui Tem Farmácia Popular chegam a R$ 267 milhões. Os recursos já estavam previstos no orçamento de 2009.
Doenças – A lista de novos medicamentos contempla o tratamento de doenças que mais afetam os brasileiros. A asma atinge entre dez e 20% da população e, a rinite alérgica, 25,7% das crianças de seis a sete anos de idade e 29,6% dos adolescentes de 13 a 14 anos.
O glaucoma, a doença de Parkinson e a osteoporose são doenças que possuem maior prevalência entre a população idosa, que tendem a aumentar com a maior expectativa de vida no país. O mesmo ocorre em relação às incontinências urinária e fecal, o que justifica a distribuição das fraldas geriátricas. Estima-se que a doença de Parkinson afete de 100 a 200 pessoas a cada grupo de 100 mil habitantes, sendo considerado muito importante o tratamento no início da enfermidade.
Fraldas geriátricas – A oferta de fraldas geriátricas nas unidades do Aqui Tem Farmácia Popular deve beneficiar, por mês, cerca de 40 mil brasileiros. Do total de recursos que serão investidos na ampliação do programa, R$ 38,8 milhões serão destinados ao financiamento desse produto, geralmente utilizado por pessoas com idade a partir de 60 anos e que sofrem de incontinência urinária.
A dificuldade de controle urinário e de esfíncteres atinge de 8% a 34% desta faixa da população, dependendo da avaliação médica. As causas da incontinência urinária ou fecal estão relacionadas a problemas como obesidade, fumo, infecções, uso de medicamentos que atuam no sistema nervoso central, cirurgia pélvica, entre outros.
Veja os novos medicamentos incluídos no programa Aqui Tem Farmácia Popular
Indicação Medicamento
Hipertensão Losartana Potássica 50 mg
Asma Sulfato de Salbutamol 5 mg/ml – Solução Inalação
Asma Sulfato de Salbutamol 100 mcg/dose – Administração pulmonar, inalador doseado
Asma Brometo de Ipratrópio 0,25 mg/ml – Administração pulmonar, solução para inalação
Asma Brometo de Ipratrópio 0,02 mg/dose – Administração pulmonar, inalador doseado
Asma Dipropionato de Beclometasona 50 mcg/dose – Administração pulmonar, inalador doseado
Asma Dipropionato de Beclometasona 200 mcg/cápsula – Administração pulmonar, cápsulas inalantes
Asma Dipropionato de Beclometasona 200 mcg/dose – Administração pulmonar, inalador doseado
Asma Dipropionato de Beclometasona 250 mcg/dose – Administração pulmonar, inalador doseado
Rinite Budesonida 50 mcg/dose – Adminsitração tópica nasal doseada
Rinite Budesonida 32 mcg/dose – Adminsitração tópica nasal doseada
Parkinson Carbidopa 25 mg + Levodopa 250 mg
Parkinson Cloridrato de Benserazida 25 mg + Levodopa 100 mg
Osteoporose Alendronato de Sódio 70 mg
Glaucoma Maleato de Timolol 0,25% – Solução Oftalmológica
Glaucoma Maleato de Timolol 0,50% – Solução Oftalmológica
Agências