Fórum defende regulamentação da função social da propriedade

dutra0506Em meio a dezenas de representantes de entidades do Fórum Nacional de Reforma Urbana, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputado Domingos Dutra (PT-MA), defendeu a regulamentação da função social e o direito à propriedade para todos os brasileiros.

A afirmação ocorreu durante audiência pública, nesta terça-feira (5), que lançou a “Campanha pela Função Social da Propriedade Urbana: a cidade não é um negócio, a cidade é de todos nós”. O encontro ocorreu por iniciativa dos deputados Domingos Dutra, Paulo Teixeira (SP) e Zezéu Ribeiro (BA).  

“A Constituição diz, no artigo 5º, que toda propriedade deve atender a sua função social. Infelizmente, uma minoria da sociedade, com inúmeros representantes aqui no parlamento, é contrária a essa regulação por acreditar que só eles têm esse direito”, destacou Dutra. Ainda de acordo com o deputado, o principal objetivo do segmento contrário a essa regulação, “é dificultar o acesso à propriedade”.

Entre os principais pontos da Campanha pela Função Social da Propriedade Urbana, está o direito à moradia, à terra urbanizada, ao saneamento ambiental, a mobilidade urbana, e ao trabalho, cultura, lazer, educação e saúde. Nesse sentido, a Fórum Nacional de Reforma Urbana propõe a regulação pública do solo urbano visando, entre outros pontos, a destinação de imóveis públicos vazios, e subutilizados, para habitações de interesse social.

O Fórum também defende a desmercantilização da moradia e do solo urbano. Neste caso, a ação visa adotar medidas para limitar o número de terrenos urbanos e unidades habitacionais que um único proprietário pode possuir.  A regularização de terrenos de até 250 metros quadrados, para moradias a população de baixa renda, também é defendida pelas entidades. 

As entidades participantes do Fórum também propõem, ao Congresso Nacional, a aprovação de emendas ao projeto de lei de reforma do Código do Processo Civil – CPC (PL 8.046/10). As alterações pretendem mudar o procedimento de reintegração de posse e ações de litígios coletivos de imóveis urbanos e rurais. O objetivo é impedir agressões aos direitos humanos de famílias ameaçadas por medidas liminares de despejo em todo o Brasil.

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo