Parlamentares da Bancada do PT na Câmara registraram em plenário a realização, em Brasília, de hoje (10) até sexta-feira (13), do Fórum Mundial de Direitos Humanos. O encontro reunirá mais de dez mil pessoas de mais de uma dezena de países com o objetivo de promover uma reflexão sobre o tema direitos humanos.
A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) lembrou que o início do fórum marca também os 65 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. “É nosso dever, como parlamentares, trabalhar pela sua expansão e efetivo cumprimento, não apenas nas classes mais altas, mas em todas as classes sociais”, disse a petista.
Para a deputada Dalva Figueiredo (PT-AP) o Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, é momento de reflexão para “sempre persistir em construir uma sociedade que respeita o direito das mulheres, dos povos indígenas, dos negros”. Ela destacou o combate à violência contra as mulheres. “Não é humanamente aceitável que as mulheres continuem sendo assassinadas e que continuemos vendo crescer a cada dia a violência contra as mulheres”, disse.
O Fórum Mundial de Direitos Humanos inclui conferências, debates temáticos e atividades que contarão com a presença de autoridades, intelectuais e profissionais da área. O fórum é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com entidades da sociedade civil, organismos internacionais e outros órgãos de governo.
Gizele Benitz