Fortalecer fundamentos da economia é compromisso do governo, diz Mantega

mantegagushta
Foto: Gustavo Bezerra
 
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reafirmou em pronunciamento, na segunda-feira (27), o compromisso do governo em fortalecer os fundamentos da economia brasileira para os próximos quatro anos. “É prioritário fortalecer os fundamentos fiscais para que a dívida pública continue sob controle, assim como a inflação”.
 
Para o ministro, o governo também está empenhado em manter a geração de emprego e para isso é preciso continuar com o estímulo ao investimento, fortalecendo as empresas brasileiras e estimulando o mercado de capitais. “Temos que manter um sistema financeiro sólido, pois é ele que financia a economia e a expansão do consumo”, acrescentou.
 
Em sua análise sobre a conjuntura atual, Guido Mantega reconheceu que há grandes desafios a serem vencidos para que o país possa adentrar em um novo ciclo de expansão. “Estamos trabalhando com cenários adversos, pois a economia mundial ainda não melhorou como deveria”. Ele enfatizou que o desafio de expandir a economia brasileira só será possível se governo, empresas e trabalhadores estiverem mobilizados.
 
O ministro se disse feliz com o resultado das eleições, pois demonstra que a população aprova a política econômica. “Uma série de estímulos já foram dados, outros estão em cursos e outros estão por vir”, ressaltou.
 
Sobre a reação do mercado no pós-eleição, Mantega explicou que a volatilidade não tem como causa apenas o resultado das eleições mas, principalmente, decorre de fatores externos. “Hoje todas as bolsas estão caindo devido à forte queda de commodities. A eleição e as especulações causam volatilidade também, mas, com o fim do processo, esse cenário tende a se amainar”, explicou.
 
Em seu pronunciamento, Guido Mantega destacou que já se observa uma volta do otimismo na economia brasileira e que, com os recentes resultados, verifica-se que a economia voltou a crescer. “Gradualmente é verdade, mas a tendência é que essa recuperação continue no quarto trimestre”.
 
Ele citou alguns dados que corroboram com esse cenário: o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC /CNI) registrou crescimento de 1,3% em setembro em relação a agosto; o Índice de Confiança de Serviços (ICS/FGV) melhorou 1,2% de setembro para outubro; e o Índice de Confiança da Indústria de Transformação avançou 1,8% no mesmo período.
 
Além disso, segundo o ministro, pesquisa Datafolha mostrou que o brasileiro está ficando mais otimista com a economia.
O ministro ainda ressaltou que o Investimento Externo Direto (IED) continua elevado. O saldo entre janeiro e setembro é de US$ 78 bilhões. 
 
Site do Ministério da Fazenda

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/