O deputado Henrique Fontana (PT-RS) anunciou em pronunciamento no plenário que vai apresentar requerimento para a tramitação em regime de urgência da proposta que trata da reforma política. “É preciso votar com rapidez essa reforma”, disse o deputado, que relatou a proposta na Câmara.
Para o petista, “uma política melhor” é um dos recados das manifestações que ocorrem em todo o país.
“Seria um sinal de absoluta insensibilidade nossa não perceber que as reivindicações são muitas, mas, evidentemente, uma delas pede uma política melhor. Então, é hora de votar a reforma política”, enfatizou.
O relator defende que a proposta já aprovada em comissão especial seja colocada para discussão e votação no plenário. “Há uma proposta que não me aventuro a dizer que seja a ideal, que poderá receber e receberá críticas neste plenário, mas o que a Câmara não pode fazer é continuar negando a votação da reforma política”, ressaltou Fontana.
“É a hora de votar a reforma política. E de votar a reforma política no que ela tem de estrutural, que é o financiamento da democracia, que é o sistema eleitoral, que é a transparência nos gastos, que é a ampliação da participação da população, através da Internet, das redes sociais, qualificando a nossa democracia, que pode e dever ser melhor do que é”, frisou o deputado Henrique Fontana.
Gizele Benitz