O deputado Henrique Fontana (PT-RS) criticou duramente em pronunciamento no plenário o descaso do governo ilegítimo de Temer com a indústria naval brasileira. “Essa indústria, que foi recuperada ao longo dos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma, vive hoje um processo de sucateamento progressivo a partir de decisões tomadas pelo governo Temer”, afirmou o petista.
De acordo com Fontana, uma das ações do governo Temer prejudicial ao setor “é a que propõe a queda progressiva da nacionalização dos produtos encomendados pela indústria naval e por outros setores industriais, e, o que é pior, a decisão da Petrobras de priorizar a compra de plataformas e de outros equipamentos no exterior”, ressaltou.
O parlamentar petista citou outro descaso do governo ilegítimo de Temer com o setor. “Com a entrada em recuperação judicial da Engevix, a plataforma P-71, que está com praticamente a metade concluída e está no dique seco do estaleiro em Rio Grande, está absolutamente parada. O meu apelo é para que pelo menos isso a Petrobras resolva e atue para garantir que seja retomada a construção da P-71, em Rio Grande. Lá ela será concluída a preço mais barato, será construída de forma mais rápida do que em qualquer outro estaleiro do mundo e garantirá 2.500 empregos dentro Polo Naval de Rio Grande”, enfatizou.
Gizele Benitz
Foto: Luiz Macedo