Focus Brasil #122: Lei de Cotas, mais inclusão

Leia a nova edição da Focus Brasil (122), editada pela Fundação Perseu Abramo Foto: Divulgação

A nova Lei de Cotas, sancionada pelo presidente Lula na semana passada, é destaque da nova edição da Focus Brasil, editada pela Fundação Perseu Abramo (FPA). “Entre as principais mudanças, estão reserva de 50% das vagas de ingresso nos cursos de graduação para estudantes com renda familiar igual ou menor a um salário mínimo, inclusão de quilombolas na reserva de vagas; políticas de inclusão em programas de pós-graduação de pretos, pardos, indígenas e quilombolas e pessoas com deficiência; e avaliação do programa a cada dez anos, com ciclos anuais de monitoramento”, informa matéria assinada por Bia Abramo.

A revista traz ainda um histórico da Lei de Cotas e como o instrumento transformou a vida de milhares de estudantes brasileiros. “Os números são muito eloquentes: em 2019, 55.122 estudantes pretos, pardos ou indígenas ingressaram no ensino superior público. Sem as subcotas étnico-raciais, esse número seria de 19.744”, destaca a publicação.

Na seção Carta ao leitor, o diretor da FPA Alberto Cantalice analisa os ataques da extrema-direita ao ministro da Justiça Flavio Dino. “Foi só o ministro empreender um cerco ao garimpo ilegal, ao desmatamento e ao contrabando na Amazônia; enfrentar o crime organizado do Rio de Janeiro e instalar sob orientação do presidente Lula a GLO nos portos e aeroportos Brasil afora para começarem os ataques”, observa Cantalice. “É notória a insatisfação da bancada de deputados federais e senadores no Congresso com a desenvoltura do ministro”, lembra o diretor.

“O firme compromisso de derrotar as máfias instauradas pelas milícias e o tráfico armado, quebrando os seus braços financeiros, é o início do processo de retomada pelo Estado de territórios dominados pelas organizações criminosas que oprimem os trabalhadores, e transformam a vida da imensa maioria da população em verdadeiro inferno”, argumenta.

Em artigo, a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) celebra o Dia da Consciência Negra e a luta contra a desigualdade racial no âmbito da Lei de Cotas e sua representatividade. “A Lei de Cotas representa um traço de união entre a luta dos movimentos negros do passado com a forte mobilização social e institucional do presente“, aponta a parlamentar. “Por isso, na celebração do Dia da Consciência Negra desse ano, resolvi focar na atualização e ampliação da Lei de Cotas como símbolo fundamental da valor e da capacidade intelectual nosso povo”.

Acesse a edição completa da Focus Brasil aqui.

PTNacional

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex