Durante debate transmitido pela RedeTV! na terça-feira (25), o deputado Afonso Florence (PT-BA) rebateu declarações do colega de parlamento, José Carlos Aleluia (DEM-BA) e convocou os oposicionistas a respeitarem o rito democrático do país. Diante afirmações do deputado do DEM baiano de que seu bloco tentaria um governo de transição sem a presidenta Dilma, o vice-líder do partido na Câmara disse aos golpistas que, primeiro, ganhassem as eleições.
“Eu queria dizer ao deputado Aleluia que, para eles [oposição] irem para um governo de transição, eles têm, primeiro, que ganhar a eleição”, disparou durante o programa “Debate Brasil”. Para Florence, a atitude dos adversários do governo se concentra atualmente apenas na retórica. Nas ruas, o apelo do golpe caiu, e as últimas manifestações são prova disto.
“Elas [as manifestações da direita] diminuíram de tamanho no país todo. Na Bahia, a oposição chamou a manifestação no domingo (16), no Farol da Barra, com trio elétrico, e não colocou mais de 4 mil pessoas. Na manifestação dos movimentos sociais na última quinta (20), muito mais de 10 mil pessoas [compareceram]. Reivindicando, criticando o governo, […] mas combatendo o golpe”, avaliou o deputado.
Afonso Florence também lembrou que um dos pedidos de impeachment que tramitam na Câmara foi protocolado pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), notório defensor do regime militar, o que é sintomático do caráter golpista das ofensivas contra a presidenta. Ao encerrar o argumento de que as investidas não terão efeito, o petista apelou à oposição que desista da ideia.
“Vamos dar um tempo. Não vai ter golpe. E vai ter retomada da capacidade de governabilidade e os movimentos sociais vão para cima, na defesa do governo para avançar na sua pauta por mais conquistas e mais direitos.”
O vídeo do debate completo pode ser conferido neste link: http://www.redetv.uol.com.br/jornalismo/debatebrasil/videos/todos-os-videos/a-relacao-do-governo-federal-com-o-congresso-nacional
Assessoria Parlamentar
Foto: Gustavo Bezerra