Florence defende afinação entre redução dos juros e novo modelo de desenvolvimento

AFONSOFLORENCE-COMISSAO1

O deputado Afonso Florence (PT-BA) defende a redução da taxa de juros que vem sendo implementada pelo Banco Central desde o ano passado. Em artigo publicado no jornal O Globo de hoje (30/9), lembrou que juros altos reduzem o consumo, em especial dos mais pobres, e propiciam ganhos para os mais ricos com os títulos públicos, dificultando a redução das desigualdades de renda. O desafio é calibrar o aperto monetário com as politicas de combate à inflação, disse.

Ele observou que desde o governo Lula, em 2003, o Brasil vem reduzindo a taxa Selic, contrariando o figurino preconizado pelo FMI, baseado no tripé arrocho fiscal, alta dos juros e valorização cambial. “As consequências da sua aplicação incondicional em países pobres são notórias: baixo investimento, principalmente público, mas também privado; estagnação econômica; desemprego e aumento da pobreza”.

Para Afonso Florence,  a política de juros tem que ter sintonia fina com o novo modelo de desenvolvimento iniciado em 2003.

Leia a íntegra do artigo, intitulado Sintonia Fina:

O receituário clássico de gestão macroeconômica, de instituições como o FMI, baseia-se no tripé arrocho fiscal, alta dos juros e valorização cambial. As consequências da sua aplicação incondicional em países pobres são notórias: baixo investimento, principalmente público, mas também privado; estagnação econômica; desemprego e aumento da pobreza. Esse foi o cenário da década de 90 até os primeiros anos do mandato de Lula, que iniciou mudança de rota.

De 2003 para cá, o governo brasileiro passou a implementar uma política econômica para o desenvolvimento, com crescimento econômico e distribuição de renda. Trata-se de um novo modelo, com o propósito maior de promover mudanças estruturais na economia, desconcentrando a renda, tanto do ponto de vista social como regional.

Ganhamos novos instrumentais para gestar, implementar e coordenar uma política industrial; promover a melhoria da qualidade de vida das classes trabalhadoras com o aumento do nível de emprego, da massa salarial e do poder de compra; apoiar o segmento da economia solidária, fortalecendo o mercado interno; e garantir uma política externa para a expansão da nossa presença no comércio mundial, entre outras ações.

É certo que o novo modelo de desenvolvimento não dispensa o monitoramento do tripé da economia clássica, mas há novas combinações e dosagens. Porém, implementar esta política num cenário internacional de turbulência econômica ganha dificuldades adicionais. Certa hora foi a volatilidade dos preços das commodities e a alta dos alimentos que pressionaram a inflação, outra hora foi o conjunto de variáveis negativas comprimindo o PIB.

Apesar do quase consenso de que não há uma taxa básica de juros ideal, à perspectiva estratégica da nova política econômica convém uma Selic bem mais baixa do que a média histórica praticada no modelo ortodoxo de ajuste macroeconômico. Depois de uma sequência de queda, chegamos à taxa de 7%, a menor da série histórica. Porém, fatores externos e internos levaram a mudanças, fazendo o Copom elevar a taxa aos 9% ao ano.

Juros altos reduzem o consumo, em especial dos mais pobres, e, com os títulos públicos, propiciam ganhos para os mais ricos. Dificultam a redução das desigualdades de renda. O desafio é precisar o limite adequado para o aperto monetário. A política monetária está presente no instrumental da nova política econômica, sendo utilizada com suas funções clássicas para conter a inflação, missão oficial do Banco Central.

Ao mesmo tempo, deve-se buscar sintonia fina com os demais instrumentos para contribuir com o sucesso do novo modelo de desenvolvimento. Tudo indica que a Selic já está batendo no teto, que há pouca margem para muito aumento e, se der tudo certo, a tendência de redução deve ser retomada.

Afonso Florence é deputado federal (PT-BA)

Artigo publicado no jornal O Globo, edição do dia 30 de setembro de 2013

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100