O líder do Governo na Câmara, deputado Candido Vaccarezza (PT-SP), rebateu nesta quarta-feira as críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em entrevista ao portal do PSDB, FHC disse que Lula “abusa do poder político” e atua como “chefe de uma facção”. Segundo Vaccarezza, o ex-presidente “perdeu as estribeiras e qualquer senso de responsabilidade”.
Para o líder do Governo, acusar o presidente da República de chefe de facção “é de uma completa falta de bom senso”. “É inominável. Isso só não tem repercussão porque, infelizmente, FHC é um ex-presidente desqualificado. Não deixou marcas de sua gestão. É rejeitado pelo povo brasileiro e não tem nenhuma referência no mundo político internacional, apesar de ser um intelectual de renome”, disse.
Vaccarezza disse que FHC “está engajado” na campanha de José Serra. “Ele e Serra sempre estiveram abraçados. Serra foi ministro (do Planejamento e da Saúde) por muito tempo. Serra foi o principal candidato à sucessão de FHC. Acho normal dar pitaco e entrar na campanha. Só acho ruim se dirigir ao presidente Lula desta forma. É uma pena para a imagem intelectual de FHC”, disse.
Dante Accioly